Já focado na semifinal da Copa do Brasil, o Cruzeiro vai a campo com um time bastante modificado diante do Santos, neste domingo (7), às 16h, na Vila Belmiro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Todos os titulares, com exceção de Arroyo, ficaram fora da viagem e serão poupados para o duelo decisivo do torneio mata-mata.
+ Leia mais: Baptistella, Fernando e mais: Cruzeiro relaciona jovens para despedida do Brasileirão
Com isso, abriu-se espaço para que jovens da base fossem relacionados para o jogo. Desses, cinco atletas formados na Toca da Raposa buscam a tão sonhada estreia com a camisa do time principal. A depender da escalação e das substituições, eles podem entrar em campo pela primeira vez como profissionais.
São eles: Vitor Lamounier (goleiro), Bruno Alves (zagueiro), Baptistella (meio-campista), Rhuan Gabriel (meio-campista) e Rayan Lelis (atacante).
Vale ressaltar que outros nomes também apareceram como “novidade” na lista de relacionados, como o atacante Fernando, além dos jovens Kenji e Murilo Rhikman. Esses atletas, porém, já estrearam pelo profissional em outras oportunidades.
Sem mais pretensões na temporada pelo Brasileiro, o confronto diante do Santos será uma oportunidade importante para observar peças da base e dar rodagem ao elenco em um ambiente de menor pressão. A prioridade, neste momento, é total para a disputa da Copa do Brasil, em que a Raposa inicia a briga por uma vaga na final diante do Corinthians nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão.
Conheça os jovens
Rayan Lelis
Entre os relacionados pelo Cruzeiro, Rayan é quem estava mais próximo de uma estreia. O atacante de 18 anos treina com o elenco profissional desde o fim de outubro, após as lesões de Wanderson e Marquinhos. Desde então, foi ‘convocado’ por Leonardo Jardim e tem sido presença frequente no banco de reservas da Raposa.
Rayan é um dos principais destaques da equipe sub-20 do Cruzeiro. Foi vice-artilheiro artilheiro celeste no Campeonato Brasileiro Sub-20 e artilheiro no Campeonato Mineiro da categoria.
Tratado como uma das maiores promessas da base celeste, o jovem atacante, de 18 anos, renovou contrato com o Cruzeiro até 2029.

Bruno Alves
Considerado o ‘xerife’ do time sub-20 do Cruzeiro, Bruno Alves é destaque tanto na base celeste quanto na Seleção Brasileira da categoria.
Presença constante nas convocações, o zagueiro participou da campanha do Brasil na Copa do Mundo Sub-20, realizada neste ano, e foi titular sob o comando do técnico Ramon Menezes.
Em 2025, o Cruzeiro renovou o contrato da promessa, de 20 anos, até dezembro de 2029.

Rhuan Gabriel
Quem também teve seu vínculo renovado até dezembro de 2029 e foi peça importante da Seleção Brasileira Sub-20 na disputa da Copa do Mundo é Rhuan Gabriel.
Em alta no mercado e com contrato renovado, o meio-campista já recebeu sondagens recentes de Porto e Benfica, de Portugal, segundo apuração do Central da Toca e Samuca TV.
Rhuan é titular absoluto da equipe sub-20 do Cruzeiro e é tratado internamente como um dos jovens mais promissores da geração. Neste ano, disputou 19 jogos e marcou sete gols e deu uma assistência.
Baptistella
Destaque nas categorias de base, Baptistella foi o grande nome da equipe na campanha do Campeonato Brasileiro Sub-20 deste ano. O meio-campista participou de 17 dos 35 gols do Cruzeiro na competição, liderando o ranking de participações diretas em gols do Brasileiro.
Foram 12 bolas na rede e cinco assistências, números que colocam o camisa 10 como vice-artilheiro e segundo maior garçom do torneio. Quase metade dos gols celestes tiveram influência do jovem meia.
Aos 17 anos, Baptistella também renovou contrato até o fim de 2030.
Vitor Lamounier
Mais um bom nome da tradicional escola de goleiros do Cruzeiro, Vitor Lamounier tem apenas 18 anos e atuou grande parte da temporada no sub-17, onde foi titular absoluto.
Em 2025, disputou quatro partidas pelo sub-20, categoria na qual deve ganhar mais frequência a partir de agora, em função da idade.
Lamounier já é um dos goleiros utilizados pelo técnico Leonardo Jardim nos treinamentos da Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. Apesar de ainda defender a equipe sub-20, participa com frequência das atividades com Cássio, Léo Aragão e Otávio.
Assim como Baptistella, o jovem goleiro assinou contrato com o Cruzeiro até o fim de outubro de 2030.

