A uma rodada do fim do Campeonato Brasileiro, Kaio Jorge está próximo de confirmar uma marca histórica: a de artilheiro da competição. Com 21 gols, o camisa 19 do Cruzeiro lidera o ranking com três de vantagem sobre o segundo colocado, Arrascaeta, do Flamengo. O atacante celeste se aproxima da artilharia mesmo sem jogar a última rodada.
+ Leia mais: Baptistella, Fernando e mais: Cruzeiro relaciona jovens para despedida do Brasileirão
Fora da partida contra o Santos neste domingo (7), às 16h, na Vila Belmiro, Kaio Jorge não será o único desfalque entre os principais nomes da lista de artilheiros da competição. Seus concorrentes diretos também não entrarão em campo.
Focado na disputa da semifinal da Copa do Brasil, que começa nesta quarta-feira (10), às 21h30, no Mineirão, o Cruzeiro levou um time reserva para enfrentar o Peixe, poupando seus titulares, incluindo Kaio Jorge. Com isso, ele encerra sua participação no Brasileirão com 21 gols.
Do lado do Flamengo, o uruguaio Arrascaeta embarcou neste sábado (6) para Doha, no Catar, onde o clube disputará a final da Copa Intercontinental. Campeão brasileiro com antecedência, o Rubro-Negro também preservou seus atletas na última rodada. Arrascaeta termina o torneio com 18 gols.
O terceiro colocado no ranking, Vitor Roque, também está fora. Com a vice-liderança assegurada, o Palmeiras antecipou as férias do atacante, que fecha sua participação com 16 gols.
Na sequência aparecem Vegetti e Rayan, do Vasco, com 14 gols cada, e Reinaldo, do Mirassol, com 13. Com a diferença atual, é praticamente impossível que alguém alcance Kaio Jorge na artilharia.
Marca histórica pelo Cruzeiro
No Cruzeiro, o feito tem um peso ainda maior. Apesar de tetracampeão brasileiro, o clube nunca teve um artilheiro do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, iniciada em 2003.
A última vez que um jogador da Raposa terminou como goleador máximo da principal competição nacional foi em 1970, com Tostão. Na época, o torneio ainda era chamado de Torneio Roberto Gomes Pedrosa, e o ídolo celeste marcou 12 gols naquela edição.
Ranking de artilheiros do Brasileirão 2024 (até a 37ª rodada):
- Kaio Jorge (Cruzeiro) – 21 gols
- Arrascaeta (Flamengo) – 18 gols
- Vitor Roque (Palmeiras) – 16 gols
- Vegetti (Vasco) – 14 gols
- Rayan (Vasco) – 14 gols
- Reinaldo (Mirassol) – 13 gols

