Com foco total na semifinal da Copa do Brasil, o Cruzeiro deverá viajar sem a maioria dos titulares para o duelo com o Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Os times vão se enfrentar no domingo (7), às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos, pela 38ª e última rodada da competição.
Segundo apurou Central da Toca e Samuca TV, o técnico Leonardo Jardim não deve relacionar grande parte da equipe que consolidou a ótima campanha no Brasileirão. O objetivo é evitar o desgaste físico dos atletas com mais uma viagem, além de um confronto que, para a tabela da Série A, não terá nenhuma mudança para o Cruzeiro.
Somado ao fato de estar garantido na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026, o time celeste também não pode mais sair da terceira colocação. Com 70 pontos, a equipe tem quatro a mais em relação ao Mirassol, quarto colocado.
Sem a presença de quase todos os titulares, Jardim abrirá espaço para os jogadores do Cruzeiro que têm recebido menor minutagem. No elenco, o treinador português conta com peças de reposição que mesclam juventude e experiência no time.
Alguns atletas que podem ganhar essa oportunidade são, por exemplo, os jovens Kauã Prates, Kauã Moraes, Japa e Rayan Lelis, como também os “medalhões” Fagner, Eduardo, Bolasie e Walace.
Sem citar nomes, Jardim afirmou, nessa quinta (4), após o empate contra o Botafogo, que quem tem atuado menos precisa corresponder às expectativas.
“Não sou muito de rodar o plantel e fazer grandes trocas, de vários jogadores, mas o calendário exige. Temos um jogo daqui a seis dias. Não posso colocar esta malta que jogou mais, que já traz 50, 60 jogos ao longo da época (temporada)”, iniciou.
“É uma porta que se abre para aqueles que têm jogado menos. Mostrarem realmente o porquê estão no elenco do Cruzeiro e ganhar ritmo, porque, a seguir, a taça é uma prova extremamente competitiva. Não vamos jogar só com 11. Vamos jogar com outros, e esses vão ganhar tempo de jogo para seguir nos ajudando na semifinal”, completou o técnico.
Com curto período de descanso, o Cruzeiro inicia, nesta sexta (5), a preparação para enfrentar o Santos. Serão apenas duas atividades na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, antes da viagem para o interior de São Paulo.
Foco total no Corinthians
Com os principais objetivos já cumpridos no Brasileirão, os titulares do Cruzeiro terão maior tempo de recuperação de olho nas decisões contra o Corinthians.
O jogo de ida será no Mineirão, em BH, na quarta (10), às 21h30 (de Brasília). A vaga para a final ocorrerá no domingo (14), às 18h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo.

