O Cruzeiro realizou, nesta quinta-feira (4), uma homenagem para Kaiki minutos antes de a bola rolar para o jogo contra o Botafogo. Após o aquecimento no gramado do Mineirão, em Belo Horizonte, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, o lateral-esquerdo recebeu uma placa por ter atingido a marca de 100 jogos pelo clube.
Ao lado de familiares, Kaiki recebeu o presente das mãos de Pedro Lourenço, presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) cruzeirense. Na sequência, eles posaram para uma foto à beira do campo.
Revelado na Toca da Raposa I, em BH, Kaiki completou o 100º jogo pelo Cruzeiro na noite do último sábado (29), quando o time celeste empatou por 1 a 1 com o Ceará, no Castelão, em Fortaleza. Mais uma vez, o camisa 6 foi titular da equipe de Leonardo Jardim.
Nesta temporada, Kaiki já entrou em campo 48 vezes em duelos oficiais com a camisa do Cruzeiro. No período, o defensor foi reserva apenas uma vez e, no período, somou 25 vitórias, 15 empates e oito derrotas.
Em 2025, Kaiki e Lucas Romero dividem a “quarta posição” entre os atletas que mais deram assistências em gols do Cruzeiro, com cinco passes decisivos cada. Os líderes no fundamento são o meia Matheus Pereira (9), o lateral-direito William (9) e o atacante Kaio Jorge (8).
História no Cruzeiro
Kaiki chegou ao Cruzeiro aos 11 anos, em 2014, e se destacou em todas as modalidades até ser promovido ao profissional, em 2021.
Sem grandes oportunidades nas primeiras duas temporadas na equipe principal, o lateral começou a receber minutos a partir de 2023. Na sombra de Marlon, o jogador virou reserva imediato do atual defensor do Grêmio e foi utilizado como titular em apenas 14 jogos do Cruzeiro no ano. Em 2024, o cenário foi parecido: Kaiki entrou em campo 23 vezes, sendo 14 entre os 11 iniciais.
Em 2025, porém, o cenário mudou. Já sob comando de Fernando Diniz e Wesley Carvalho, que estiveram à frente do Cruzeiro no começo do Campeonato Mineiro, Kaiki ganhou espaço e assumiu o lado esquerdo. A afirmação viria logo em seguida: Leonardo Jardim é contratado, e Marlon negociado com o Grêmio.
‘Era Jardim’ e consolidação de Kaiki
Depois de quatro anos de espera, o lateral vive seu ano de afirmação com a camisa do Cruzeiro. Destaque no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, Kaiki é peça crucial no esquema do técnico Leonardo Jardim. Contratado em fevereiro, o técnico português enxergou no atleta um alto poder de marcação e de recuperação de bolas.
Logo no duelo com o São Paulo, pela terceira rodada do Brasileirão, Kaiki fez um grande jogo e foi responsável por uma assistência para Kaio Jorge. Dali em diante, com o lateral na titularidade absoluta do lado esquerdo, Leonardo Jardim encontrou um esquema, e o Cruzeiro assumiu papel de destaque na temporada.

