Na reta final do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro pode terminar a competição como o único invicto contra equipes do G7. Nesta quinta-feira (4), às 19h30 (de Brasília), o time celeste fará o último jogo como mandante no duelo com o Botafogo, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 37ª rodada.
Com o apoio da torcida, o Cruzeiro defenderá essa invencibilidade diante dos adversários que integram a zona de corte para a Copa Libertadores em 2026. De forma isolada, a equipe de Leonardo Jardim é a que mais fez pontos nos confrontos diretos do seleto grupo, com 25 pontos.
Terceiro colocado na tabela de classificação, o Cruzeiro fez quatro pontos nos embates contra Flamengo, Palmeiras, Mirassol e Fluminense. Esses times estão na primeira, segunda, quarta e quinta colocações, respectivamente.
Nas partidas diretas com o Bahia, a Raposa somou seis pontos, mesmo número que pode alcançar em caso de nova vitória sobre o Botafogo. Os comandados de Rogério Ceni e Davide Ancelotti estão em sexto e quinto lugares na Série A.
Com os 25 pontos somados nos duelos com os times do G6 do Brasileirão, o Cruzeiro apresenta aproveitamento altíssimo de 75,75% nesse recorte. O Flamengo, por exemplo, que será campeão nesta quarta (3) em caso de vitória sobre o Ceará, no Rio de Janeiro, tem rendimento de 69,44% na campanha geral.
No primeiro turno, pela 18ª rodada, o Cruzeiro derrotou o Botafogo por 2 a 0, no Nilton Santos, no Rio, com gols do volante Christian e do Matheus Pereira. Nos últimos três jogos, foram três vitórias mineiras no confronto.
Cruzeiro x times do G7 da Série A
- 1) Flamengo: 4 pontos
- 2) Palmeiras: 4 pontos
- 4)Mirassol: 4 pontos
- 5) Fluminense: 4 pontos
- 6) Botafogo*: 3 pontos
- 7) Bahia: 6 pontos
G7 pode virar G8
Vale lembrar que, após o fim do Brasileirão, o G7 pode virar G8 para a disputa da próxima Libertadores. Como Cruzeiro e Fluminense se classificaram ao torneio do ano que vem, os times que estão atrás dos sete primeiros colocados precisam torcer para a abertura de mais uma vaga.
Caso o título fique nas mãos do Cruzeiro e do Fluminense, o futebol brasileiro terá cinco representantes na fase de grupos da Libertadores e outros três nas fases preliminares. É por essa possível vaga que, neste momento, São Paulo, Corinthians e Grêmio brigam com a oitava posição no Brasileirão.
Se o Brasileirão tiver um G8, e o Cruzeiro não perder para o Botafogo, a invencibilidade diante das equipes da zona de corte da Libertadores será mantida. Isso porque a Raposa já derrotou São Paulo, Corinthians e Grêmio no campeonato.

