O Cruzeiro pode repetir nesta quinta-feira (4), a partir das 19h30 (de Brasília), a sua maior sequência de vitórias contra o Botafogo na história. As equipes de Leonardo Jardim e Davide Ancelotti vão se enfrentar no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Ao se despedir como mandante na Série A, o Cruzeiro terá a chance de triunfar sobre o Botafogo pela quarta vez seguida. Desde o primeiro embate, em 15 de novembro de 1936, no Barro Preto, em BH, nenhum clube fez mais do que cinco vitórias consecutivas sobre o rival.
+ Leia mais: Cruzeiro x Botafogo: jogo no Mineirão terá os dois times com maior série invicta no Brasileiro
Nos últimos três confrontos, a Raposa venceu por 3 a 2, no Mineirão, e por 3 a 0 e 2 a 0, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. As duas primeiras partidas foram válidas pelo Brasileirão de 2024, enquanto o compromisso mais recente ocorreu pelo turno da atual edição.
No 100º confronto da história entre as equipes, o Cruzeiro poderá igualar a marca conquistada entre setembro de 1992 e junho de 1994. No período, os mineiros derrotaram o Botafogo também por quatro ocasiões. Ao todo, foram dois jogos pelo Brasileirão, além de um amistoso e um duelo pela extinta Copa Dener.
Entre novembro de 2014 e setembro de 2016, o Cruzeiro venceu o Botafogo três vezes seguidas, incluindo duas partidas pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil, mas, na sequência, quando teve a oportunidade de ganhar a quarta seguida, acabou derrotado pelo adversário.
Agora, na reta final de 2025, Cruzeiro e Botafogo voltam a se enfrentar em um momento positivo para os dois times. Enquanto os donos da casa têm 11 rodadas de invencibilidade, os visitantes não perdem há oito jogos pelo Brasileirão. Coincidentemente, são os dois com as maiores séries invictas atuais do campeonato.
Maior sequência de vitórias contra o Botafogo
- Cruzeiro 2×1 Botafogo – 3/9/1992 – (Mineirão/Belo Horizonte) – Amistoso
- Cruzeiro 3×0 Botafogo – 9/10/1993 – (Mineirão/Belo Horizonte) – Campeonato Brasileiro
- Botafogo 0x1 Cruzeiro – 16/10/1993 – (Caio Martins/Rio de Janeiro) – Campeonato Brasileiro
- Cruzeiro 1×0 Botafogo – 4/6/1994 – (Mário Helênio/Juiz de Fora) – Copa Dener
Sequência atual do Cruzeiro contra o Botafogo
- Cruzeiro 3×2 Botafogo – 14/4/2024 – (Mineirão/Belo Horizonte) – Campeonato Brasileiro
- Botafogo 0x3 Cruzeiro – 27/7/2024 – (Nilton Santos/Rio de Janeiro) – Campeonato Brasileiro
- Botafogo 0x2 Cruzeiro – 03/8/2025 – (Nilton Santos/Rio de Janeiro) – Campeonato Brasileiro
Possibilidades na tabela
Por não ter mais chances de ficar com a taça, o Cruzeiro pode conquistar a vice-liderança do Brasileirão. Neste momento, a diferença para o Palmeiras, segundo colocado na tabela, é de apenas um ponto: 70 a 69.
O time de Abel Ferreira visita o Atlético-MG, na Arena, nesta quarta (3), às 21h30, em jogo atrasado pela 34ª rodada. Se vencer, abrirá quatro pontos de vantagem na vice-liderança, mas terá uma partida a mais no comparativo com o Cruzeiro.
Vale destacar, ainda, que o Cruzeiro já pode garantir, pelo menos, a terceira colocação diante do Botafogo. Para isso, basta empatar o duelo para abrir quatro pontos em relação ao Mirassol, quarto colocado, a uma rodada do fim do Brasileirão. O Leão já entrou em campo nessa terça (2) e venceu o Vasco, por 2 a 0, em São Januário.
Botafogo também está embalado
Depois do Cruzeiro, o Botafogo é quem está mais tempo invicto no Brasileirão, com oito rodadas de invencibilidade. Os cariocas emplacaram quatro vitórias e quatro empates desde a goleada sofrida no clássico para o Flamengo, por 3 a 0, no Nilton Santos, no Rio, pela 28ª rodada. O confronto ocorreu no dia 15 de outubro.
Nos últimos oito jogos, o Botafogo emendou vitórias sobre Ceará, Vasco, Sport e Grêmio, além de empates com Santos, Mirassol, Vitória e Corinthians. Fortaleza, Fluminense e Vitória são os outros times com séries relevantes, com sete, seis e cinco partidas de invencibilidade na competição.
Com duas partidas a fazer, o Botafogo ainda quer, assim como o Cruzeiro, confirmar vaga direta à fase de grupos da Libertadores. Com a 37ª rodada em andamento, o adversário da Raposa está em sexto lugar, com 59 pontos, e precisa vencer para retomar sua posição no G5.
O Fluminense entrou no G5, com 61 pontos, após ter vencido o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre, por 2 a 1, nessa terça (2).
Em sétimo na tabela, última posição para as fases preliminares da Libertadores, o Bahia também briga pela vaga direta à fase de grupos. Os comandados de Rogério Ceni têm 57 pontos e, além do duelo com o Sport, na Fonte Nova, em Salvador, terão confronto direto na última rodada com o Fluminense, no Maracanã, no Rio.

