Comentarista da Samuca TV, o jornalista Pedro Torres destrinchou, nesta terça-feira (4), durante a live Números do Jogo KTO, o estilo de de Leonardo Jardim, novo técnico do Cruzeiro. Entre outras avaliações, ele falou sobre a forma como jogam os goleiros treinados pelo português.
+ Leia também: Cruzeiro fecha com Jardim por valores menores do que os pedidos por Renato
O português foi anunciado oficialmente pelo Cruzeiro nesta terça-feira. O treinador deixou o Al Ain por uma rescisão amigável. A expectativa é de que ele esteja, como espectador, no clássico contra o Atlético-MG, marcado para as 16h de domingo (9), no Mineirão, em Belo Horizonte.
De acordo com Pedro Torres, Leonardo Jardim segue o padrão europeu de criação de jogadas a partir da defesa, mas usa a troca de passes de maneira mais verticalizada, sem tanta participação dos goleiros.
“Nem sempre a saída dele é aquela sustentada que o Fernando Diniz gosta, com muitos jogadores. As vezes ele usa só os dois zagueiros, espeta os laterais próximo aos volantes. Ele faz uma diagonal com o primeiro volante mais próximo dos zagueiros e o segundo volante em uma diagonal mais avançado. A ideia é sempre formar triângulos para conseguir construir”, detalhou.
Com o estilo de jogo proposto pelo técnico português, o goleiro Cássio não será tão acionado na saída com os pés, projetou o comentarista.
“O goleiro dele (Leonardo Jardim) constrói bem pouco. É um goleiro mais comum. Ele deixa o goleiro em uma situação de recebeu, distribui a bola para o zagueiro ou o primeiro volante. O goleiro dele dá poucos toques na bola”
Pedro Torres, comentarista da Samuca TV e colunista do Central da Toca
Formação
Pedro Torres ainda comentou sobre a distribuição do time em campo. De acordo com o comentarista, a formação preferida do treinador é o 4-4-2. No ataque, o time forma um 2-4-4, com o laterais mais avançados da linha de defesa e os meias pelo lado do campo aparecendo por dentro para abrir espaço.
“Ele gosta dessa ideia de construir o jogo pelo lado, sempre buscando uma ideia de jogo na profundidade. A chegada o tempo inteiro com muitos jogadores no campo ofensivo”, disse.
Defensivamente, segundo Pedro, o técnico costuma optar por uma marcação mais individualizada no momento da pressão pós-perda da posse de bola. Apesar disso, ainda de acordo com o comentarista, em muitas oportunidades, Leonardo Jardim prefere baixar a linha e formar o 4-4-2 novamente quando necessário.
“Ele costuma deixar um pouco o corredor lateral com espaço para o adversário para proteger mais o centro do campo. A ideia é forçar o adversário a cruzar ou ficar mais afobado na linha lateral. Mas ele costuma mudar também o esquema tático defensivo muito de acordo com o adversário”, destaca.
Técnico variável
Pedro Torres elogiou o novo técnico do Cruzeiro. Segundo ele, Leonardo Jardim gosta de variar a forma de jogar e se adapta ao que o adversário apresenta.
“Ele não abre mão da posse de bola, mas é uma posse diferente do que os outros treinadores costumam praticar. É muito mais vertical, um ataque muito mais rápido. Ele gosta da movimentação do camisa 9 puxando a marcação para trás”, disse.
Chegada de Jardim
Conforme apuração do Central da Toca e da Samuca TV, Jardim estará na capital mineira para assistir ao clássico contra o Atlético, em Belo Horizonte, no próximo domingo (9), às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro.
Ele deixará os Emirados Árabes, passará por Lisboa, em Portugal, e desembarcará no Aeroporto Internacional de BH, em Confins, no sábado (8).

