Grande destaque da temporada, o lateral-esquerdo Kaiki atingiu uma marca especial pelo do Cruzeiro na noite deste sábado (29). Diante do Ceará, o cria da Toca completou 100 jogos vestindo a camisa do clube celeste. Em mais uma boa apresentação, o defensor foi titular no empate em 1 a 1 pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
+ Leia também: Cruzeiro busca empate com Ceará, mas vê acabar chance de título no Brasileirão
O lateral ainda participou do único gol do time na partida. Depois de um cruzamento de Kaiki para a área adversária, dois jogadores do Ceará não conseguiram afastar a bola e marcaram contra a própria meta. Com o resultado, o time celeste segue na terceira colocação, com 69 pontos, e classificado de forma direta à Copa Libertadores.
Com a regularidade em 2025 e confiança do técnico Leonardo Jardim, Kaiki soma 100 partidas com a camisa do Cruzeiro (incluindo amistosos). Entre as cinco temporadas no time profissional, o lateral marcou dois gols e concedeu seis assistências.
História no Cruzeiro
Revelado nas categorias de base do time celeste, Kaiki chegou ao Cruzeiro aos 11 anos, em 2014, e se destacou em todas as modalidades até ser promovido ao profissional, em 2021.
Sem grandes oportunidades nas primeiras duas temporadas na equipe principal, o lateral começou a receber minutos a partir de 2023. Na sombra de Marlon, o jogador virou reserva imediato do atual defensor do Grêmio e foi utilizado como titular em apenas 14 jogos do Cruzeiro no ano. Em 2024, o cenário foi parecido: Kaiki entrou em campo 23 vezes (14 entre os 11 iniciais).
Em 2025, porém, o cenário mudou. Já sob comando de Fernando Diniz e Wesley Carvalho, que estiveram à frente do Cruzeiro no começo do Campeonato Mineiro, Kaiki ganhou espaço e assumiu o lado esquerdo. A afirmação viria logo em seguida: Leonardo Jardim é contratado e Marlon negociado com o Grêmio.
‘Era Jardim’ e consolidação de Kaiki
Depois de quatro anos de espera, o lateral vive seu ano de afirmação com a camisa do Cruzeiro. Destaque no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, Kaiki é peça crucial no esquema do técnico Leonardo Jardim. Contratado em fevereiro, o técnico português enxergou no defensor o poder de marcação e recuperação de bolas.
Logo no duelo contra o São Paulo, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, Kaiki fez um grande jogo e foi responsável por uma assistência para Kaio Jorge. Dali em diante, com o lateral na titularidade absoluta do lado esquerdo, Leonardo Jardim encontrou um esquema e o Cruzeiro assumiu papel de destaque na temporada.
Assim, o jogador é nome fundamental na campanha da vice-liderança da Série A e classificação à semifinal da Copa do Brasil.
Números de Kaiki pelo Cruzeiro
- 100 jogos (52 em 2025)
- 2 gols
- 6 assistências
- 93 desarmes no Brasileirão 2025 (vice-líder)
- 211 disputas pela bola vencidas no Brasileirão 2025 (líder)

