Após fraturar duas costelas no empate contra o Sport, no dia 5 de outubro, no Mineirão, Matheus Henrique surpreendeu ao retornar aos gramados apenas 45 dias depois. O meio-campista foi titular no empate por 3 a 3 contra o Juventude, em Caxias do Sul, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os bastidores da rápida recuperação foram revelados pela TV Cruzeiro em um mini documentário intitulado Superação: Matheus Henrique. No vídeo, é possível ver o momento da lesão e também acompanhar o dia a dia do atleta durante o processo de reabilitação.
Em uma das entrevistas, Jomar Ottoni, gerente de fisioterapia do Cruzeiro, destacou o papel dos recursos tecnológicos disponíveis na Toca da Raposa II como fator essencial para a evolução acelerada do jogador.
“São recursos muito avançados. Equipamentos que geram um campo eletromagnético muito forte e direcionado no ponto da fratura. Acelera muito o processo de cicatrização e da consolidação óssea. O resultado acelerou muito substancialmente a recuperação dele”, explicou.
Além do tratamento no Departamento de Saúde e Performance do Cruzeiro, Matheus Henrique também contou com o apoio do Hospital Orizonti, parceiro do clube. Foi lá que ele realizou exames detalhados, que diagnosticaram a fratura completa de dois arcos costais do lado esquerdo do tórax.
“Olhando para trás, passando por tudo isso, chegar nessa condição de reta final de temporada, não tem outro sentimento, a não ser felicidade”, disse Matheus Henrique.
A recuperação
O processo de recuperação começou com repouso absoluto, conforme orientação médica, para aliviar as dores na região. Em seguida, Matheus Henrique foi liberado para atividades leves na academia e, posteriormente, evoluiu para trabalhos no campo.
O tratamento foi conservador, sem necessidade de cirurgia, e contou com acompanhamento cauteloso por parte do departamento médico. A transição foi feita de forma gradual até que o jogador fosse liberado para os treinos integrais com o grupo.
Após cumprir suspensão automática por terceiro cartão amarelo na partida contra o Corinthians, o meio-campista volta a ficar à disposição do técnico Leonardo Jardim para o confronto com o Ceará.
Inclusive, ele pode voltar ao time titular neste sábado (29), às 21h, no Castelão, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Isso porque Lucas Romero está suspenso. Além de Matheus Henrique, outro nome cotado para a vaga no meio-campo é Eduardo.

