Terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, com 68 pontos, o Cruzeiro faz ótima temporada. No entanto, uma ‘sina’ que tem acompanhado o time ao longo do ano ainda deixa aquela sensação de que a campanha poderia ser ainda melhor: os tropeços diante de equipes da parte de baixo da tabela.
+ Leia mais: Lateral volta a ser relacionado no Cruzeiro após quatro meses; veja detalhes
Na briga pela vice-liderança e ainda com chances matemáticas de título, o time celeste terá que encarar justamente esse obstáculo em seus últimos compromissos. Dois dos três adversários restantes na competição estão lutando contra o rebaixamento: Ceará (14º, com 42 pontos) e Santos (17º, com 38 pontos).
Entre essas duas partidas, o Cruzeiro ainda recebe o Botafogo, no Mineirão. A equipe carioca é a sexta colocada, com 58 pontos, e disputa uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
Título ainda é possível
Se quiser seguir sonhando com o título do Brasileiro, o Cruzeiro precisa vencer seus três compromissos restantes e torcer por tropeços do líder Flamengo, que está com 75 pontos.
O time carioca, que ainda tem duas partidas por disputar, pode somar no máximo um ponto – ou seja, precisa perder um jogo e empatar o outro.
A ‘sina’
No Campeonato Brasileiro até aqui, o Cruzeiro já tropeçou seis vezes contra equipes que estavam na parte de baixo da tabela: foram três empates e três derrotas.
Das cinco derrotas celestes na competição, três foram justamente para adversários que viviam momentos delicados. As únicas exceções foram o Internacional – na 2ª rodada, quando o Colorado ainda não ocupava a zona de baixo – e o Red Bull Bragantino, que brigava na parte de cima.
O caso mais recente dessa sequência foi o empate por 3 a 3 contra o Juventude, em Caxias do Sul, na 34ª rodada. O clube gaúcho era o vice-lanterna do campeonato, com 33 pontos.
Para evitar novos tropeços, o Cruzeiro aposta no bom momento que vive na temporada. A equipe celeste vem de uma vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, no Mineirão, e está invicta há dez partidas.
Próximos jogos do Cruzeiro
- Ceará x Cruzeiro – Castelão, 29/11 (sábado), às 21h (36ª rodada)
- Cruzeiro x Botafogo – Mineirão, 04/12 (quinta), às 19h30 (37ª rodada)
- Santos x Cruzeiro – Vila Belmiro, 07/12 (domingo), às 16h (38ª rodada)
‘Tropeços’ e posições antes das partidas
- Cruzeiro (1º) 1 x 2 Ceará (14º) – Mineirão – 17ª rodada
- Cruzeiro (2º) 1 x 2 Santos (15º) – Mineirão – 19ª rodada
- Vasco (14º) 2 x 0 Cruzeiro (3º) – São Januário – 25ª rodada
- Cruzeiro (3º) 1 x 1 Sport (20º) – Mineirão – 27ª rodada
- Atlético-MG (14º) 1 x 1 Cruzeiro (3º) – Arena – 28ª rodada
- Juventude (19º) 3 x 3 Cruzeiro (3º) – Alfredo Jaconi – 34ª rodada

