publicidade

Leonardo Jardim será o terceiro técnico português da história do Cruzeiro

Leonardo Jardim seguirá os passos dos compatriotas Paulo Bento e Pepa no Cruzeiro, mas tentará resultados melhores

publicidade

Leonardo Jardim é o novo técnico do Cruzeiro na temporada de 2025. O profissional de 50 anos foi oficializado na manhã desta terça-feira (4) como o substituto de Fernando Diniz. Ele será apenas o terceiro português da história da Raposa.

O comandante seguirá os passos dos compatriotas Paulo Bento e Pepa, mas tentará ter uma passagem mais vitoriosa pelo clube mineiro.

+ Leia também: Cruzeiro anuncia a contratação do técnico Leonardo Jardim

Técnicos portugueses do Cruzeiro

Paulo Bento foi o primeiro português a dirigir o Cruzeiro na história. Ele chegou ao clube em 11 de maio de 2016 com a missão de substituir o ex-atacante Deivid, que havia sido demitido do cargo em 24 de abril.

No entanto, a trajetória de Paulo Bento na Toca da Raposa II não foi nada fácil. Ele comandou o Cruzeiro em 17 partidas, sendo pelo Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, vencendo apenas seis, empatando três e perdendo outras oito.

Com 41% de aproveitamento, Bento foi demitido do Cruzeiro dois meses depois de ser contratado. Ele deixou o clube em 25 de julho.

O segundo treinador português do Cruzeiro foi Pedro Miguel Marques da Costa Filipe. Contratado para o lugar do uruguaio Paulo Pezzolano, Pepa iniciou o trabalho em 20 de março de 2023.

+ Leia também: Jardim define comissão técnica para trabalho no Cruzeiro; veja nomes

Pepa teve um bom começo no Cruzeiro, com uma arrancada nas primeiras rodadas do Brasileirão. Contudo, viu o trabalho estagnar, engatou uma sequência ruim de resultados na competição nacional e foi demitido em 29 de agosto.

Na Série A, Pepa comandou o Cruzeiro em 21 jogos. Foram seis vitórias, sete empates e oito derrotas. Sob o comando do treinador, o time marcou 20 gols e também sofreu 20.

Já na Copa do Brasil, o Cruzeiro de Pepa passou pelo Naútico na terceira fase da competição, mas depois foi eliminado pelo Grêmio nas oitavas de final.

Leonardo Jardim é o novo treinador do Cruzeiro

Jardim foi oficializado pelo Cruzeiro na manhã desta terça-feira (4). Ele assinou contrato até 31 de dezembro de 2026.

Junto dele, chegam ao clube celeste o auxiliar António Vieira, de 61 anos, e dos analistas José Barros, de 50 anos, e Diogo Dias, de 30 anos.

Conforme apuração do Central da Toca e da Samuca TV, Jardim estará na capital mineira para assistir ao clássico contra o Atlético, em Belo Horizonte, no próximo domingo (9), às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro.

Ele deixará os Emirados Árabes, passará por Lisboa, em Portugal, e desembarcará no Aeroporto Internacional de BH, em Confins, no sábado (8).

Existe a possibilidade de Leonardo Jardim estrear pelo Cruzeiro contra o Democrata-GV. O jogo deverá acontecer na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela última rodada da fase de grupos do Mineiro, no dia 12 de fevereiro (quarta-feira), às 19h.

Caso não faça a sua estreia diante da Pantera, o Cruzeiro espera que Jardim comande a equipe na semifinal do Estadual. Para isso, o time precisa ficar entre os quatro melhores classificados na fase de grupos.

Siga o Central nas redes
Luiz Henrique Campos
Luiz Henrique Campos é repórter do Central da Toca. Realizou também a cobertura do Cruzeiro em Estado de Minas, Superesportes e No Ataque por quatro anos.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Meia do Cruzeiro é anunciado por clube da Série B; veja detalhes

Sem espaço no Cruzeiro, o meia, de 22 anos, foi emprestado para ter mais oportunidades na temporada

Cria do Cruzeiro, Baptistella veste camisa de novo clube; veja detalhes

Jovem, de apenas 18 anos, assinou com clube europeu por quatro temporadas e usará a camisa 77

Negociado, Baptistella se despede do Cruzeiro e manda recado à torcida: ‘Até breve’

Meia ítalo-brasileiro, de 18 anos, será reforço do Metalist, da Ucrânia, na sequência da carreira

Cruzeiro encaminha empréstimo de meia a clube da Série B; veja detalhes

Rodriguinho, de 22 anos, atuou no Campeonato Mineiro, mas não será aproveitado por Tite nesta temporada