Confirmado na fase de grupos da Copa Libertadores, o Cruzeiro tentará, em 2026, o tricampeonato do principal torneio do continente. No início do próximo ano, serão sorteadas todas as oito chaves da competição na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
Com oito cabeças de chave, os grupos terão quatro times cada na formação dos potes da Libertadores. Para a definição dos cabeças de chave, a Conmebol atualiza, anualmente, a pontuação de cada clube sul-americano em seu ranking.
Ao serem definidos os classificados à fase de grupos, os oito melhores colocados, ou seja, aqueles que tiverem mais pontos, serão os cabeças de chave da Libertadores.
Neste momento, ainda com cenários indefinidos em países importantes da América do Sul, como Argentina, Colômbia e Equador, o Cruzeiro não seria cabeça de chave da Libertadores. Campeão da Copa Sul-Americana no ano passado, o Racing, por exemplo, só irá ao torneio se vencer o Clausura em seu país.
A tendência é que o clube celeste não seja cabeça de chave na próxima edição da Libertadores, já que a Raposa ocupa, atualmente, a 29ª posição no ranking. A situação mais provável para o Cruzeiro é a presença no pote 2, o que evitaria confrontos contra times brasileiros na fase de grupos.
Finalistas da atual edição, Palmeiras e Flamengo serão cabeças de chave da próxima Libertadores. Somado ao fato de que o campeão automaticamente assume essa posição, paulistas e cariocas estão em primeiro e em terceiro no ranking, respectivamente. O River Plate, da Argentina, está na segunda posição, mas ainda não garantiu vaga no torneio.
Com o panorama desta segunda-feira (24), essas equipes seriam cabeças de chave atualmente: Palmeiras, Flamengo, Boca Juniors-ARG, Peñarol-URU, Nacional-URU, Independiente Del Valle-EQU, Libertad-PAR e Lanús-ARG.
Classificações em outros países
Ao contrário do Brasil, as definições das vagas diretas à Libertadores na maioria dos países sul-americanos se dá após confrontos eliminatórios e campeões dos torneios Apertura e Clausura. Abaixo, o Central da Toca explica cada cenário para a formação da fase de grupos em 2026.
Argentina
Com seis times já classificados ao menos para as fases preliminares, a Argentina ainda não tem o campeão do Clausura, uma espécie de segundo turno do campeonato.
Entre os oito confrontos do mata-mata, quatro já foram definidos. O Boca Juniors eliminou o Talleres e vai enfrentar o Argentinos Juniors, que derrotou o Vélez Sarsfield; o Estudiantes eliminou o Rosario Central e duelará com o Central Córdoba, responsável por desclassificar o San Lorenzo.
As partidas do mata-mata ainda sem definição são: Racing x River Plate, Deportivo Riestra x Barracas Central, Unión Santa Fe x Gimnasia e Lanús x Tigre.
Se o campeão for Lanús, Boca ou Argentinos Juniors, o River Plate, segundo colocado no ranking da Conmebol, terá vaga direta à Libertadores. Vale ressaltar, no entanto, que Racing, Barracas Central, Central Córdoba, Estudiantes, Tigre, Unión, Gimnasia e Deportivo Riestra também podem ganhar o Clausura.
Embora a AFA tenha coroado o Rosario Central como campeão argentino pelo número de pontos na tabela, e a equipe de Di María já esteja classificada à fase de grupos, o troféu não anulou a conquista do Platense no Apertura e não cancelou o mata-mata do Clausura.
Bolívia
Na Bolívia, o Always Ready foi o primeiro a se classificar às fases preliminares e ainda disputa a vaga na fase de grupos contra os rivais Bolívar e The Strongest. O Strongest, nesse domingo (23), também carimbou a vaga.
O campeão boliviano e o vice vão carimbar o passaporte direto aos oito potes, enquanto o terceiro colocado vai às fases preliminares. As segunda vaga para as etapas iniciais ainda será preenchida.
Caso o campeão seja um dos três citados acima, Blooming e Independiente são os mais cotados para essa posição.
Chile
Único chileno confirmado na Libertadores de 2026, o Coquimbo Unido já está na fase de grupos. A última vaga direta será de Universidad Católica, Universidad de Chile ou O’Higgins, com duas rodadas restantes na liga nacional.
Colômbia
Com o Independiente Santa Fe mais do que confirmado no torneio, a Colômbia terá uma segunda vaga direta por meio do campeão do Clausura. Restam quatro rodadas para a definição dos finalistas.
O Grupo A conta com Junior Barranquilla, Atlético Nacional, América de Cali e Independiente Medellín. Já o Grupo B tem Atlético Bucaramanga, Deportes Tolima, Independiente Santa Fe e Fortaleza.
Equador
Diante da classificação do Independiente del Valle, o Equador ainda terá mais um time na fase de grupos. Essa vaga ficará com a LDU, semifinalista da Libertadores neste ano, ou com o Barcelona de Guayaquil, sendo que a LDU tem um jogo a menos no campeonato. A Universidad Católica aparece com chances remotas ao posto.
Paraguai
Com duas vagas diretas à fase de grupos e outras duas nas etapas preliminares, o Paraguai já tem o cenário praticamente definido. O Libertad está na fase de grupos, enquanto o vencedor de Cerro Porteño e Guarani confirmará a segunda vaga. O perdedor se juntará ao 2 de Mayo nas fases preliminares.
Peru
Com duas vagas diretas à fase de grupos, o futebol peruano já tem o Universitario garantido e vê Cusco, Alianza Lima e Sporting Cristal disputarem a outra vaga. O Cusco está na final da liga nacional e espera a definição do outro confronto para saber o adversário na decisão. Campeão e vice se garantem na Libertadores.
Uruguai
Assim como no Paraguai, o futebol uruguaio também tem o cenário definido. Os gigantes Peñarol e Nacional se classificaram à fase de grupos, enquanto Liverpool e Juventud estarão nas fases preliminares.
Venezuela
Na Venezuela, o Deportes La Guaira já está na Libertadores, e a outra vaga sairá do vencedor do duelo entre Universidad Central e Carabobo.

