publicidade

Jardim completa 50 jogos e ajuda Cruzeiro a atingir principal objetivo de 2025

Português alcançou a marca na vitória do Cruzeiro por 3 a 0 sobre o Corinthians, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro

publicidade

Técnico do Cruzeiro desde o dia quatro de fevereiro, Leonardo Jardim completou, neste domingo (23), na vitória por 3 a 0 diante do Corinthians, o seu jogo oficial número 50 no comando do time celeste. Com futebol objetivo e recuperação de jogadores desacreditados, o treinador foi fundamental na conquista do principal objetivo da temporada.

+ Leia também: Cruzeiro na Libertadores: veja datas do sorteio, do início da fase de grupos e classificados

Além da marca alcançada na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, os comandados de Jardim recolocaram o Cruzeiro no escalão mais alto do futebol sul-americano: a Copa Libertadores. Graças ao bom resultado no Mineirão, em Belo Horizonte, a Raposa garantiu a vaga direta na competição continental.

Os 50 duelos do português à frente do Cruzeiro mostram a mudança que o técnico causou no desempenho do time. Antes da chegada de Leonardo Jardim, o time celeste acumulava jogos ruins no Estadual e vivia uma fase de incertezas. Depois do período inicial de turbulência, a Raposa decolou: 25 vitórias, 16 empates e nove derrotas. Um aproveitamento de 60,6%.

O começo da ‘era Jardim’ no Cruzeiro

Em meio a saída de Fernando Diniz e sem treinador para a disputa do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro acumulou decepções. Com dificuldades para superar rivais de menor expressão, o time celeste conseguiu uma classificação ‘culposa’ para a fase final do Estadual. Na reta do ‘caos’, Leonardo Jardim estreou contra o Democrata-GV, na última rodada da competição.

O início com derrota (2 a 1) fora de casa e a eliminação nas semifinais para o América-MG indicava um cenário difícil para o restante do ano. Diante das críticas pelo alto investimento em um time que não correspondia, Jardim teve o que precisava: tempo para trabalhar. Foram 42 dias de treinamento e jogos amistosos para encontrar uma equipe ideal.

Gradualmente, o time ganhava forma e peças diferentes recebiam minutos. Mesmo com uma Copa Sul-Americana abaixo do esperado, o Cruzeiro teve um início promissor no Campeonato Brasileiro. Foi na terceira rodada, no empate em 1 a 1 com o São Paulo, que Jardim desenhou o time que colocou a Raposa nas ‘cabeças’ das competições.

4-2-3-1: o novo pilar de Leonardo Jardim

De uma igualdade no Morumbi, surgiu uma luz que funcionou no Cruzeiro. Sem Marlon, Kaiki assumiu de vez a titularidade pelo lado esquerdo. Antes escanteado, Villalba ganhou a vaga ao lado de Fabrício Bruno. Uma dupla de volantes entre Romero e Lucas Silva que uniu marcação intensa e saída de bola.

À frente no meio-campo, Wanderson, único pedido de Leonardo Jardim na primeira janela pelo Cruzeiro, foi o escolhido como meia pela esquerda. Como armador, Matheus Pereira recuperou o futebol de 2024, assim como Christian foi realocado para atuar na direita. Com confiança, Kaio Jorge ganhou a posição de Gabigol, principal contratação da temporada.

Assim, um time de jogadores entrosados e colaborativos, o Cruzeiro engatou 16 jogos de invencibilidade, assumiu momentaneamente a liderança do Campeonato Brasileiro e superou todas as expectativas do início de 2025.

Campanhas de Brasileirão e Copa do Brasil

O bom time do Cruzeiro surpreendeu: bateu protagonistas e brigou novamente pelo título do Brasileirão depois de 11 anos. Atual segundo melhor mandante, a equipe de Leonardo Jardim impôs força dentro do Mineirão e foi superado somente duas vezes em todo o campeonato até a 35ª rodada. No returno, até aqui, a Raposa segue com a invencibilidade em casa intocada.

Com a solidez da campanha, uma defesa que sofre poucos gols e um ataque efetivo em grande parte dos jogos, o Cruzeiro é o terceiro colocado na tabela do Campeonato Brasileiro. São 68 pontos em 35 partidas, número superior às últimas sete campanhas do time na Série A. Ainda, a Raposa está de volta à Libertadores após sete anos.

Leonardo Jardim ainda tem a chance de finalizar a temporada com chave de ouro: é semifinalista da Copa do Brasil, quando enfrenta justamente o Corinthians. Graças à campanha impecável no torneio em que é hexacampeão, sem perder e muito menos sofrer gols, o Cruzeiro vai em busca, nos dias 10 e 14 de dezembro, de chegar a sua nona final na história.

Um novo Cruzeiro fora das 4 linhas

Muito mais que somente resultado esportivo, o Cruzeiro de Leonardo Jardim é outro nos bastidores. Ao lado de Pedro Lourenço, o time celeste toma um novo pensamento para o futuro: a autossuficiência e profissionalização.

No mercado, a diretoria mudou a forma de pensar: o foco são jogadores jovens que tragam retorno em campo e fora dele. Para uma nova mentalidade, a principal contratação passou pelo scout. Joaquim Pinto, compatriota de Leonardo Jardim e com passagens por clubes europeus, assumiu a pasta e já introduziu uma nova cara à última janela de transferências.

Com indicações do novo chefe do scout celeste, chegaram o lateral Kauã Moraes (19 anos), o volante Ryan Guilherme, e os atacantes Keny Arroyo (19 anos) e Luis Sinisterra (26 anos).

Ainda mais, o time celeste passou a figurar com olheiros em competições de base e cada vez mais fazer presença na observação de jovens jogadores de grande potencial. Um deles, já chegará em dezembro desse ano: Néiser Villareal, atacante do Milionários e artilheiro do Mundial Sub-20 defendendo a Seleção Colombiana.

Próximos jogos do Cruzeiro

Restando apenas três jogos para o fim do Brasileirão, o Cruzeiro segue de olho na parte de cima da tabela. Com chances remotas de título, o time celeste tentará ainda alçar um voo mais alto na tabela: a vice-colocação.

Para isso, a Raposa ainda terá pela frente o Ceará na Arena Castelão, o Botafogo em casa, e fecha a participação pela Série A 2025 diante do Santos, também no Mineirão.

Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste