Destaque do Cruzeiro na temporada, o lateral-esquerdo Kaiki é o líder isolado de uma estatística defensiva no Brasileirão após o empate em 3 a 3 com o Juventude no Alfredo Jaconi, pela 34ª rodada da Série A. No duelo em Caxias do Sul, o defensor venceu 11 disputas pela bola e assumiu a liderança do quesito no campeonato.
+ Leia também: No Mineirão, Cruzeiro busca manter tabu de uma década diante do Corinthians
Na última quinta-feira (20), o lateral do Cruzeiro venceu sete de 14 duelos pelo chão e recuperou a bola em quatro oportunidades. Com isso, Kaiki chegou a 204 disputas vencidas e é, de forma isolada, o jogador que mais ganhou confrontos diretos pela bola no Brasileirão. O defensor ultrapassou Paulo Henrique, do Vasco, que possui 196.
O levantamento utilizou dados do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas. A disputa vencida engloba duelos vencidos pelo chão, pelo alto e divididas bem sucedidas. Cortes sem disputa pela bola, interceptações sem adversário próximo ou lances em que a bola já está ganha sem necessidade de confronto físico não contam.
Fundamental no sistema defensivo de Leonardo Jardim, o lateral-esquerdo ganhou a confiança do treinador e assumiu a titularidade do Cruzeiro nesta temporada. Desde então, Kaiki se destacou cada vez mais e já soma um gol e cinco assistências em 46 partidas no ano de 2025.
Marca pelo Cruzeiro
Com a grande fase vivida nesta temporada, Kaiki mira outra marca com a camisa do Cruzeiro: os 100 jogos. Peça fundamental no esquema do técnico Leonardo Jardim, o lateral soma 98 partidas pelo Cruzeiro, sendo 92 oficiais e outros seis amistosos. No período, o camisa 6 já marcou dois gols e contribuiu com seis assistências.
Revelado na base do Cruzeiro, Kaiki chegou à Toca da Raposa I quando tinha exatamente a metade da sua idade atual: 11 anos. De 2014 em diante, o defensor se destacou em todas as categorias até estrear como profissional, em 2021. No período, ele também foi convocado frequentemente para as seleções de base.
Perto de completar a marca de 100 jogos, Kaiki poderá atuar em mais quatro partidas pelo Brasileirão e, no mínimo, mais duas pela Copa do Brasil, já que o Cruzeiro vai disputar as semifinais contra o Corinthians. Se entrar em campo em todos os jogos, ele chegará aos 104 compromissos pela Raposa.
Disputas vencidas no Brasileirão 2025
- Kaiki (Cruzeiro) – 204
- Paulo Henrique (Vasco da Gama) – 196
- Flaco López (Palmeiras) – 195
- Matheus Pereira (Cruzeiro) – 174
- Alysson (Grêmio) – 173
- Dieguinho (Ceará) – 170
- Jhon Jhon (Red Bull Bragantino) – 167
- Pedro Raul (Ceará) – 164
- Danielzinho (Mirassol) – 163
- Lucas Ramon (Mirassol) – 162
Números de Kaiki no Brasileirão
- 1 gol
- 5 assistências
- 89 desarmes
- 121 cortes
- 38 interceptações
- 23 passes decisivos
- 7 grandes chances criadas
- 157 duelos ganhos pelo chão
- 204 disputas de bola vencidas

