Contratado na última janela de transferências, Ryan Guilherme se declarou ao Cruzeiro após ter ganhado mais minutos com o técnico Leonardo Jardim. Nessa quinta-feira (20), o volante entrou bem durante o empate contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Aos 28 minutos do segundo tempo, quando o placar indicava 3 a 2 para o Juventude, Ryan foi acionado por Jardim na vaga do capitão Lucas Silva. Apesar do pouco tempo em campo, o camisa 20 deu dinamismo ao meio-campo e ajudou o Cruzeiro a ganhar fôlego ofensivo para buscar o empate pela segunda vez.
Por meio de sua conta no Instagram, Ryan Guilherme ressaltou a oportunidade de defender o Cruzeiro na carreira. “Que privilégio vestir essa camisa! Glorificado seja teu nome, Jesus!”, escreveu o atleta.

De acordo com dados do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas de futebol, o volante deu três passes decisivos (que levam diretamente a finalizações dos companheiros), acertou 19 dos 24 passes que tentou (79%), teve 30 ações com a bola, acertou um drible (100%) e sofreu uma falta.
Além disso, Ryan completou uma interceptação, recuperou a bola para o Cruzeiro duas vezes e venceu dois duelos pelo chão (100%).
Diante do Juventude, Ryan fez a segunda partida pelo Cruzeiro. Antes, estreou no empate contra o Sport, no Mineirão, em Belo Horizonte. No dia 5 de outubro, pela 27ª rodada do Brasileirão, o meio-campista teve desempenho semelhante e que agradou aos torcedores, embora o resultado tenha sido bastante lamentado.
Chances na reta final?
Com o objetivo de assegurar uma vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores, Jardim afirmou na coletiva pós-jogo contra o Juventude que ainda busca três pontos para sacramentar a marca.
O português, no entanto, já destacou que pretende dar mais chances a outros atletas na reta final da Série A, como os laterais Kauã Moraes e Kauã Prates e o volante Japa. Todos eles entraram no segundo tempo contra o Juventude. Assim como o trio, Ryan Guilherme também briga para ganhar mais espaço e a confiança do técnico do Cruzeiro.
Próximo jogo do Cruzeiro
No domingo (23), às 20h30 (de Brasília), o Cruzeiro vai receber o Corinthians, no Mineirão, em Belo Horizonte. O confronto, válido pela 35ª rodada do Brasileirão, será uma repetição dos confrontos pelas semifinais da Copa do Brasil.

