O Cruzeiro teve a chance de se aproximar ainda mais dos líderes do Campeonato Brasileiro, mas desperdiçou a oportunidade ao empatar por 3 a 3 com o Juventude, na tarde desta quinta-feira (20), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 34ª rodada da competição.
+ Leia mais: Robin Hood? Cruzeiro volta a perder pontos para times da parte de baixo da tabela; veja lista
Com o resultado, o time celeste se manteve na terceira colocação, com 65 pontos, mas viu suas chances de título diminuírem. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), após o fim da rodada, o Cruzeiro passou a ter 1,2% de chance de ser campeão.
Já o Flamengo, atual líder com 71 pontos, tem 68,8% de chances, enquanto o Palmeiras, vice-líder com 69, aparece com 30%.
Antes de a rodada começar, o Cruzeiro tinha 1,8% de probabilidade de conquistar o título. O número, agora, poderia ser maior em caso de vitória celeste, já que os concorrentes diretos também tropeçaram. O Palmeiras empatou por 1 a 1 com o Vitória, no Allianz Parque, e o Flamengo foi derrotado por 2 a 1 pelo Fluminense, no Maracanã.
Vaga direta na Libertadores adiada
Além de perder a chance de encostar na liderança, o Cruzeiro também desperdiçou a oportunidade de garantir a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores já nesta rodada. Ainda assim, o time celeste segue matematicamente classificado para a fase preliminar do torneio continental.
Reta final do Brasileirão
Faltando quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, as equipes têm a seguinte tabela pela frente:
- Cruzeiro: Corinthians (casa), Ceará (fora), Botafogo (casa) e Santos (fora)
- Flamengo: Red Bull Bragantino (casa), Atlético-MG (fora), Ceará (casa) e Mirassol (fora)
- Palmeiras: Atlético-MG (fora), Fluminense (casa), Grêmio (fora) e Ceará (fora)

