Com o Cruzeiro de olho, o Juventude se prepara para o duelo do Campeonato Brasileiro sem as presenças de três titulares. Em situações completamente diferentes na tabela, os times vão se enfrentar nesta quinta-feira (20), às 16h (de Brasília). A partida será no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 34ª rodada.
Diante da equipe de Leonardo Jardim, o técnico Thiago Carpini terá duas baixas por lesão e outra por suspensão. As ausências aumentam ainda mais o drama do Juventude no Brasileirão, já que uma derrota seria catastrófica para as pretensões de fugir do rebaixamento. A vitória sobre o Cruzeiro também não tira o time da zona da degola.
Ex-Cruzeiro, o atacante Gilberto sofreu uma lesão muscular de segundo grau na coxa e, por isso, será desfalque até o fim do campeonato. O zagueiro venezuelano Wilker Ángel também alegou problema muscular e não será opção.
Quem também vai desfalcar o Juventude é o zagueiro Rodrigo Sam. Na 33ª rodada, na vitória sobre o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, o zagueiro recebeu o terceiro cartão amarelo.
As opções para Carpini
De acordo com a imprensa local, pelos desfalques na zaga, Carpini pode abrir mão do esquema com três zagueiros para preencher o meio-campo. O volante Jadson, ex-Cruzeiro, está entre as alternativas, assim como o meia Luis Mandaca.
Já em caso de manutenção do sistema com três zagueiros, os jovens Marcos Paulo, de 22 anos, e Abner, de 21, são as principais opções para o setor.
O provável Juventude tem: Jandrei; Luan Freitas, Abner (Jadson ou Luis Mandaca) e Marcos Paulo; Igor Formiga, Caíque, Peixoto, Nenê e Marcelo Hermes; Rafael Bilu e Gabriel Taliari.
Jogo em Caxias do Sul
Em Caxias do Sul, Juventude e Cruzeiro vão se enfrentar em um duelo de opostos na tabela do Brasileirão. Os gaúchos ocupam a 18ª posição na tabela, com 32 pontos, e tentam escapar do rebaixamento na reta final da Série A.
A Raposa, por sua vez, está na terceira colocação, com 64 pontos, e já garantida nas fases preliminares da Libertadores em 2026. Em caso de vitória, o time pode confirmar, de forma matemática, a presença na fase de grupos do torneio continental.

