O técnico Leonardo Jardim celebrou a histórica classificação de Cabo Verde à Copa do Mundo de 2026. Comandante do Cruzeiro, o português recebeu, em julho, na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, o treinador da seleção africana, Pedro Brito, para um intercâmbio em um período de dez dias.
Há pouco mais de um mês, em 13 de outubro, Cabo Verde goleou Essuatini, por 3 a 0, pelas Eliminatórias Africanas, e carimbou o seu passaporte para o Mundial do próximo ano, realizado nos EUA, no Canadá e no México. Será a primeira participação dos cabo-verdianos no principal torneio de seleções do planeta.
Em entrevista à ESPN, Jardim destacou a felicidade de ter visto o sucesso de Cabo Verde e comentou sobre a amizade criada com Pedro Brito, mais conhecido como Bubista. Lusitano, o treinador do Cruzeiro também ressaltou a importância de ter mais uma seleção com o português como língua oficial na Copa do Mundo.
“Foi com muita alegria e com muita satisfação que vimos Cabo Verde se classificar para o Mundial. Ficamos muito felizes. Recebemos o Pedro aqui conosco durante algum período, criamos certa relação e sabemos bem, como portugueses, que Cabo Verde é um país irmão. Ficamos muito felizes por ser uma equipe que fala português, muito satisfeitos”, iniciou.
Na sequência, Leonardo Jardim também avaliou a importância da classificação de Cabo Verde para a imagem do Cruzeiro mundo afora.
“O Cruzeiro, por sua vez, também sempre abre a porta a este tipo de iniciativas e criou um vínculo agora com Cabo Verde. Isso é importante para o patamar internacional do nosso clube, não só dentro do país, mas também para fora do país”, completou.
Também procurado pela emissora de TV, Bubista agradeceu ao Cruzeiro pela recepção na capital mineira, rasgou elogios às instalações da Toca II e enfatizou ter aprendido, principalmente, sobre o calendário brasileiro.
Recepção do Cruzeiro
No dia 21 de julho, o Cruzeiro divulgou que, além de Bubista, também foi recepcionado o embaixador cabo-verdiano José Pedro Chantre D’Oliveira. Jardim estava ao lado de Paulo Pelaipe, diretor de futebol da Raposa.

