Com um time titular semelhante, mas com um elenco bastante reformulado, o Cruzeiro voltará ao Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, depois de quase um ano, pelo Campeonato Brasileiro. Na próxima quinta-feira (20), às 16h (de Brasília), a equipe celeste enfrentará o Juventude, em compromisso válido pela 34ª rodada.
No dia 8 de dezembro do ano passado, pela última rodada do Brasileirão, o Cruzeiro venceu o Juventude no estádio, por 1 a 0, com gol do jovem atacante Tevis. Atualmente, o garoto está emprestado pela Raposa ao Athletico-PR até o fim de 2025.
Então comandado pelo técnico Fernando Diniz, hoje à frente do Vasco, o Cruzeiro foi a campo com a seguinte formação: Cássio; William, Jonathan Jesus, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Ramiro e Matheus Pereira; Gabriel Veron e Tevis.
Entre os titulares naquela ocasião, apenas o atacante Gabriel Veron e o volante Ramiro não defendem mais o Cruzeiro. Enquanto o meio-campista está no FC Dallas, dos EUA, o ponta está, curiosamente, no Juventude.
Já no banco, Diniz tinha as seguintes opções: Anderson e Léo Aragão; Wesley Gasolina, Pedrão, Jhosefer, Japa, Arthur Viana e Kaique Kenji. Entraram no jogo o zagueiro Weverton, o volante Fabrizio Peralta, o meia Vitinho e o atacante Lautaro Díaz.
Com exceção do goleiro Léo Aragão, do volante Japa e do atacante Kaique Kenji, os demais jogadores já deixaram o Cruzeiro ou estão emprestados pelo clube, casos de Weverton, Pedrão, Peralta, Jhosefer, Vitinho, Arthur Viana e Lautaro.
Evidentemente, o Cruzeiro também trocou de treinador. Com a saída de Fernando Diniz, o português Leonardo Jardim assumiu o time e, desde então, dirigiu a equipe em 48 partidas, com 24 vitórias, 15 empates e nove derrotas. O aproveitamento no cargo é de 60,42%.
Reencontro em fases distintas
Após 33 rodadas, o Cruzeiro ocupa a terceira posição na tabela do Brasileirão, com 64 pontos e quatro a menos em relação ao líder Palmeiras e ao vice-líder Flamengo. Os paulistas e os cariocas ainda têm um jogo a cumprir.
Já o Juventude, desesperado na luta contra o rebaixamento, é o 18º colocado, com 32 pontos. A primeira equipe fora da área da degola, na 16ª posição, é o Vitória, com 35 pontos. O Santos abre a zona de descenso à Série B, em 17º lugar, com 33 pontos.

