Seguro sob o comando do português Leonardo Jardim, o Cruzeiro tem a melhor defesa do returno do Campeonato Brasileiro. Na segunda metade da competição, em 14 rodadas, o time celeste sofreu apenas nove gols, uma baixa média de 0,64 gol sofrido por jogo no período.
Outro detalhe importante é que, no returno, o Cruzeiro é o time que menos perdeu, com uma derrota, seis empates e sete triunfos neste recorte. A equipe soma, ainda, oito rodadas de invencibilidade, a maior sequência no atual momento do campeonato.
Ao todo, em 33 rodadas já disputadas, o Cruzeiro apresenta o segundo melhor desempenho defensivo do Brasileirão, com somente 22 gols sofridos. No geral, o Flamengo é quem sofreu menos gols: 20 em 32 jogos. Palmeiras (28), Botafogo (28) e Ceará (30) fecham o top 5 no quesito entre os 20 times da Série A.
Depois do Cruzeiro, o Ceará é a segunda equipe que menos foi vazada no returno do Brasileirão, com apenas dez gols sofridos. O Mirassol é o terceiro time que menos levou gols nas 14 rodadas do returno, com 11.
Palmeiras, Flamengo e Fluminense, com 12 gols sofridos cada, têm outras defesas com média abaixo de um gol por partida. Com 14 gols sofridos em 14 jogos, o Botafogo tem sofrido um gol a cada duelo no returno. Todos os demais times registram índices acima dessa estatística.
As defesas mais ‘frágeis’
De olho nas vagas em aberto para a próxima edição da Copa Libertadores, Bahia e Vasco sofreram 21 e 22 gols no returno, respectivamente. O Inter, com sinal de alerta ligado na luta contra o rebaixamento, também foi vazado 22 vezes.
Assim como o Colorado, o Bragantino e Vitória, fora da zona de rebaixamento neste momento, sofreram 25 gols nas últimas 14 rodadas, mesma marca do Santos. O Peixe, no entanto, abre o Z4. De forma isolada, o lanterna e já rebaixado Sport – conforme dados da UFMG – sofreu 27 gols, mais do que qualquer outro time no returno.
Comparativo de gols sofridos no returno
- Cruzeiro: 9 gols sofridos
- Ceará: 10 gols sofridos
- Mirassol: 11 gols sofridos
- Palmeiras, Flamengo e Fluminense: 12 gols sofridos
- Botafogo: 14 gols sofridos
- Corinthians e Atlético-MG: 15 gols sofridos
- São Paulo: 16 gols sofridos
- Grêmio: 18 gols sofridos
- Juventude e Fortaleza: 19 gols sofridos
- Bahia: 21 gols sofridos
- Vasco e Internacional: 22 gols sofridos
- Vitória, Bragantino e Santos: 25 gols sofridos
- Sport: 27 gols sofridos

