Nas Quentes do Dia desta quarta-feira (12), na Samuca TV, Samuel Venâncio atualizou as principais informações do Cruzeiro.
No vídeo, Samuel Venâncio destacou a reapresentação do Cruzeiro. Após dois dias de folga, os jogadores voltaram aos treinos na tarde desta quarta-feira (12), na Toca da Raposa II, e deram início à preparação para enfrentar o Juventude.
Em campo, uma novidade: o meio-campista Matheus Henrique iniciou o processo de transição da fisioterapia para a preparação física, dando mais um passo na recuperação das fraturas nas costelas.
Além disso, Samuel também comentou sobre a venda encaminhada de Isa Haas, ao América, do Mexico, e a respeito da renovação de Bedoya, que assinou até o fim de 2027.
Fair Play Financeiro
Outro assunto abordado foi a respeito da reunião final do Grupo de Trabalho (GT) de Fair Play Financeiro. O encontro, realizado no auditório da entidade, no Rio de Janeiro, marcou a apresentação do modelo preliminar do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), elaborado por clubes, federações, especialistas do mercado e uma consultoria independente.
Ao todo, o grupo contou com 77 participações de representantes da indústria do futebol brasileiro, com o objetivo de criar um sistema que promova maior equilíbrio financeiro entre os clubes, inspirado em modelos já adotados pela UEFA e pelas ligas da Inglaterra, Espanha e França.
Diante da proposta apresentada, surgiu a dúvida: o Cruzeiro, que aderiu à Recuperação Judicial (RJ) em 2023, pode ser impactado pelas novas regras de Fair Play Financeiro?
A ideia inicialmente apresentada pelo grupo, como apurou o Central da Toca e a Samuca TV, prevê que as diretrizes passem a valer somente para clubes que aderirem à RJ a partir do fim de abril de 2026.
+ Leia mais: Recuperação Judicial pode afetar o Cruzeiro no Fair Play Financeiro da CBF? Entenda a ideia
Ou seja, clubes que ingressaram no processo antes desse prazo, como é o caso da Raposa, não serão afetados pelas punições previstas no SSF.
O Cruzeiro teve a RJ homologada em agosto de 2023, quando iniciou o processo de reestruturação de sua dívida sob supervisão judicial.

