Classificado para as preliminares da Copa Libertadores, o técnico Leonardo Jardim explicou os planos do Cruzeiro com o principal objetivo na temporada parcialmente alcançado. Após o empate em 0 a 0 com o Fluminense no Mineirão, em Belo Horizonte, neste domingo (9), o português revelou que almeja a vaga direta na competição continental.
A Raposa garantiu sua participação no torneio antes mesmo de entrar em campo. Com a derrota do São Paulo para o Bragantino e faltando cinco jogos para o fim do Campeonato Brasileiro, nenhum clube abaixo do sétimo colocado é capaz de alcançar o Cruzeiro em pontos na tabela de classificação.
“Nossa matemática é muito simples. Primeiro atingir o objetivo. Depois, verificar se existem outros objetivos no campeonato. Vamos fazer essa análise no momento adequado. Depois, se não tivermos outros objetivos, vamos virar para a Copa do Brasil”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
“Primeiro é conseguir consolidar esses pontos para o primeiro objetivo, que é a vaga direta na Libertadores, e depois avaliar como está o campeonato. Se não existir mais objetivos, vamos virar a bateria para preparar as semifinais”, finalizou.
O que o Cruzeiro precisa fazer para garantir a vaga direta?
De olho na classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, o Cruzeiro pode garantir a vaga já na próxima rodada. A matemática do Cruzeiro é simples: a Raposa precisa vencer o Juventude, em Caxias do Sul, e torcer para Botafogo e Fluminense, únicos capazes de alcançar os comandados de Jardim na tabela, perderem ou empatarem.
Há ainda outro cenário favorável ao Cruzeiro. O time de Jardim pode somar um ponto contra os gaúchos se os adversários dos rivais diretos pela vaga vencerem seus jogos pela 34ª rodada.
A boa notícia é que o Cruzeiro entrará em campo, no dia 20 de novembro (quinta-feira), no Alfredo Jaconi, já com o resultado da partida dos times cariocas. O Botafogo encara o Sport, lanterna do Brasileirão, dentro do Nilton Santos, no Rio de Janeiro, enquanto o Fluminense joga contra o Flamengo, no Maracanã.
Cruzeiro e Botafogo ainda se enfrentarão nessa edição de Brasileiro. Pela 37ª rodada, no dia três de dezembro, as equipes duelam no Mineirão, em Belo Horizonte.
Copa do Brasil
Além do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro segue vivo em outra competição: a Copa do Brasil. Semifinalista da competição, a Raposa terá o Corinthians pela frente nos dias 11 e 14 de dezembro.
Caso não alcance o objetivo no Campeonato Brasileiro, mesmo diante de um cenário favorável, o Cruzeiro poderá se classificar de forma direta à fase de grupos da Libertadores em caso de título.
Outro fator importante é a hegemonia do clube na competição. Se vencer a Copa do Brasil deste ano, a Raposa amplia ainda mais a maioridade de conquistas em sua história; Ao todo, o Cruzeiro foi campeão do torneio em 6 oportunidades (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018).
Tabela do Cruzeiro no Brasileirão
Para conquistar o objetivo almejado por Jardim, o Cruzeiro ainda terá cinco jogos pela frente antes do fim do Campeonato Brasileiro.
Depois do Juventude, na 34ª rodada, o time celeste terá Corinthians, Ceará, Botafogo e Santos pela frente.
- Juventude x Cruzeiro – quinta-feira (20/11), às 16h (de Brasília) – 34ª rodada do Brasileirão – Estádio Alfredo Jaconi
- Cruzeiro x Corinthians – domingo (23/11), às 20h30 (de Brasília) – 35ª rodada do Brasileirão – Estádio Mineirão
- Ceará x Cruzeiro – domingo (30/11), a confirmar – 36ª rodada do Brasileirão – Arena Castelão
- Cruzeiro x Botafogo – quarta-feira (03/12), a confirmar – 37ª rodada do Brasileirão – Estádio Mineirão
- Santos x Cruzeiro – domingo (07/12), a confirmar – 38ª rodada do Brasileirão – Vila Belmiro

