Fim da espera! Depois de seis longos anos, o Cruzeiro estará de volta à Copa Libertadores em 2026. Em terceiro lugar na tabela do Campeonato Brasileiro, com 63 pontos, o clube celeste não pode mais ser ultrapassado pelo oitavo colocado e, portanto, está garantido no G7, grupo de clubes que assegura vaga na próxima edição da competição internacional.
Na noite deste sábado (8), o São Paulo (oitavo colocado, com 45 pontos) foi superado pelo Red Bull Bragantino, por 1 a 0, pela 33ª rodada. Com o resultado, o time paulista só chegaria aos 60 pontos nos cinco jogos restantes, número insuficiente para ultrapassar o Cruzeiro na tabela de classificação.
A última participação do Cruzeiro na Libertadores, vale lembrar, foi em 2019. Naquele ano, o clube celeste acabou eliminado nas oitavas de final para o River Plate, nos pênaltis, após empates nos jogos de ida e volta.
Na história, o Cruzeiro conquistou a Libertadores duas vezes. Em 1976, diante do River Plate, Joãozinho foi responsável pelo gol marcante do título. Já em 1997, no Mineirão lotado, em Belo Horizonte, Elivélton fez a torcida explodir com um chute desviado de fora da área.
Luta pelo G5
Com a classificação garantida, o Cruzeiro agora luta para confirmar sua vaga direta na fase de grupos da Libertadores por meio do Brasileirão.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube celeste já tem, neste momento, 99,98% de chance de garantir um lugar entre os cinco primeiros colocados do Brasileirão.
Como a final da atual edição da Libertadores será disputada entre Flamengo e Palmeiras, que ocupam as duas primeiras colocações do Brasileirão, uma vaga “a mais”, além do G4, acabou aberta.
Copa do Brasil pela frente
Além da grande chance de se confirmar na fase de grupos da Libertadores via Brasileirão, o Cruzeiro ainda terá a chance de levantar o troféu da Copa do Brasil em 2025, que também lhe garantiria uma vaga direta na competição internacional.
O Cruzeiro está na semifinal do torneio mata-mata. Em 10 de dezembro, iniciará a disputa pela classificação à final contra o Corinthians. A partida está marcada para as 21h30, no Mineirão. O duelo de volta será em 14 de dezembro, às 18h, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Na outra semifinal, medem forças Vasco e Fluminense. Os jogos de ida e volta serão em 11 e 14 de dezembro, respectivamente, ambos no Maracanã, no Rio de Janeiro.

