Diante da espetacular campanha sob o comando de Leonardo Jardim, o Cruzeiro bateu mais uma marca relevante no Campeonato Brasileiro. Após 11 anos, o time celeste derrotou o Grêmio tanto no turno quanto no returno da Série A, o que não acontecia desde 2014, ano do quarto título brasileiro.
Nesta quarta-feira (5), com gol de cabeça do zagueiro Fabrício Bruno, o Cruzeiro triunfou por 1 a 0, na Arena, em Porto Alegre, pela 32ª rodada.
Já em 13 de julho, pela 13ª rodada, o Cruzeiro goleou o Grêmio por 4 a 1, no Gigante da Pampulha, em Belo Horizonte. O atacante Kaio Jorge (3) e o zagueiro Lucas Villalba balançaram as redes de Tiago Volpi, ao passo que o ponta André Henrique anotou o gol gremista no Mineirão.
Em 2014, então sob a direção de Marcelo Oliveira à beira do campo, o Cruzeiro venceu por 1 a 0, no Mineirão, em BH, e voltou a derrotar o Grêmio, mas por 2 a 1, na Arena, na capital gaúcha.
Cruzeiro ampliou vantagem na década
Em Porto Alegre, o Cruzeiro ampliou vantagem no confronto nesta década. Desde 2022, ano do primeiro compromisso na década, a Raposa tem cinco vitórias, além de três empates e apenas duas vitórias do Grêmio.
Cruzeiro venceu mais no geral
Historicamente, o Cruzeiro costuma se dar bem nos duelos com o Grêmio. No geral, foram 88 jogos, com 38 vitórias da Raposa, 23 empates e 27 triunfos do Tricolor.
Entre os confrontos, o Cruzeiro conquistou a primeira das suas seis edições da Copa do Brasil em uma final contra o Grêmio.
Em 1993, após empate sem gols na ida, no Olímpico, em Porto Alegre, o meia Cleison e o atacante Roberto Gaúcho fizeram os gols do título na vitória por 2 a 1, no Mineirão. O meia-atacante Pingo descontou para os visitantes.
Próximo jogo do Cruzeiro
Após o duelo com o Grêmio, o Cruzeiro se prepara para receber o Fluminense. O duelo será na tarde de domingo (9), às 16h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada do Brasileirão.

