publicidade

Cruzeiro tentará repetir feito contra o Grêmio após 11 anos no Brasileiro

Grêmio e Cruzeiro vão se enfrentar nesta quarta-feira (5), às 20h, na Arena, em Porto Alegre, pela 32ª rodada da Série A

publicidade

O Cruzeiro tentará repetir, contra o Grêmio, um feito após 11 anos na Série A do Campeonato Brasileiro. Com estilos de jogo diferentes e com objetivos distintos na reta final da competição, os times de Mano Menezes e Leonardo Jardim vão se enfrentar na quarta-feira (5), às 20h (de Brasília). O duelo será na Arena, em Porto Alegre, pela 32ª rodada.

Em 2025, o Cruzeiro poderá vencer o Grêmio tanto no turno quanto no returno do Brasileirão, o que não acontece desde 2014. Naquele ano, em que a Raposa faturou o tetracampeonato nacional, a equipe de Marcelo Oliveira venceu por 1 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, e triunfou por 2 a 1, na Arena, na capital gaúcha.

+ Leia mais: Cruzeiro terá ‘tira-teima’ contra técnico Mano Menezes em duelo com o Grêmio

Nesta temporada, em 13 de julho, o Cruzeiro não só venceu, mas também goleou o Grêmio na 13ª rodada, por 4 a 1, no Gigante da Pampulha. O atacante Kaio Jorge (3) e o zagueiro Lucas Villalba balançaram as redes de Tiago Volpi, ao passo que o ponta André Henrique anotou o gol gremista no Mineirão.

Outro dado relevante é que o Cruzeiro buscará ampliar a vantagem sobre o Grêmio em confronto nesta década. Fora de casa, o time celeste vai atuar pela décima vez contra o adversário desde 2022. No período, os mineiros levaram a melhor em quatro oportunidades, além de três empates e apenas duas derrotas.

No ano passado, o Cruzeiro venceu o Grêmio no Rio Grande do Sul, por 2 a 0, com gols do volante Ramiro e do atacante Arthur Gomes. A partida, no entanto, não ocorreu na Arena por causa dos estragos provocados pelas enchentes no estado. Por esse motivo, o duelo foi realizado no Francisco Stédile, em Caxias do Sul.

Cruzeiro venceu mais no geral

Historicamente, o Cruzeiro costuma se dar bem nos duelos com o Grêmio. No geral, foram 87 jogos, com 37 vitórias da Raposa, 23 empates e 27 triunfos do Tricolor.

Entre os confrontos, o Cruzeiro conquistou a primeira das suas seis edições da Copa do Brasil em uma final contra o Grêmio.

Em 1993, após empate sem gols na ida, no Olímpico, em Porto Alegre, o meia Cleison e o atacante Roberto Gaúcho fizeram os gols do título na vitória por 2 a 1, no Mineirão. O meia-atacante Pingo descontou para os visitantes.

Confronto em Porto Alegre

Mandante no confronto, o Grêmio vem de derrota para o Corinthians, por 2 a 0, nesse domingo (2), na Neo Química Arena, em São Paulo. Já o Cruzeiro derrotou o Vitória, por 3 a 1, no último sábado (1º), no Mineirão.

Após 31 rodadas, o Cruzeiro tem 60 pontos na tabela e ocupa a terceira posição no Brasileirão. O Grêmio, por outro lado, está na 11ª posição na classificação, com 39 pontos.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro