publicidade

Profissional do scout do Cruzeiro vai ao Catar para observar jogos da Copa do Mundo Sub-17

Rodrigo Pelaipe, analista do clube desde junho de 2024, está em Doha para monitorar novos atletas; saiba detalhes

publicidade

Um dos responsáveis pelo departamento de scout do Cruzeiro, Rodrigo Pelaipe está em Doha, no Catar, para assistir aos jogos da Copa do Mundo Sub-17. A área é considerada uma das prioridades na gestão de Pedro Lourenço.

Rodrigo foi contratado em junho do ano passado e, atualmente, responde ao gerente de scout do Cruzeiro, o português Joaquim Pinto.

Recentemente, atacantes do futebol sul-americano e com potencial de revenda foram contratados pelo Cruzeiro, como o equatoriano Keny Arroyo e o colombiano Luis Sinisterra. O também colombiano Néiser Villareal, hoje no Millonarios, tem pré-contrato assinado e chegará à Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, em dezembro.

No Catar, de acordo com apuração do Central da Toca e da Samuca TV, o Cruzeiro é o único clube brasileiro que enviou scout para acompanhar a Copa do Mundo Sub-17.

Destaque nas convocações

O time celeste tem se destacado nas convocações para seleções de base. Considerando as Copas do Mundo Sub-17 e Sub-20, o Cruzeiro foi o clube brasileiro com mais atletas convocados, ao lado do Palmeiras, com sete nomes no total.

Esse número pode chegar a oito, caso seja incluído o colombiano Néiser Villareal, que disputou a Copa do Mundo Sub-20 pela Colômbia e tem pré-contrato assinado com o clube celeste.

Para a disputa da Copa Sub-17, foram chamados o meia Felipe Morais, o zagueiro Vitor Hugo e o atacante Pietro, além do analista de desempenho Matheus Amorim.

Já na Copa do Mundo Sub-20, realizada no Chile em setembro, o Cruzeiro teve convocados o goleiro Otávio, o zagueiro Bruno Alves, o volante Murilo Rhikman e o meia Rhuan Gabriel. A comissão técnica também contou com representantes celestes: o fisioterapeuta Antônio Duarte, o preparador de goleiros João Paulo Lacerda e o analista de desempenho Gabriel Elói.

Carreira de Rodrigo Pelaipe

Formado em negócios e marketing pela ESPM, Rodrigo também possui o curso de analista de desempenho profissional pela CBF Academy. Pelaipe tem MBA pela Escola Europeia de Negócios do Esporte, em Valência, na Espanha, e de Gestão Esportiva pela Conmebol.

Antes de chegar ao Cruzeiro, Rodrigo Pelaipe também trabalhou no Vasco, no Athletico-PR, no Corinthians e na Ferroviária, do interior de São Paulo.

Brasil tenta o penta no Mundial Sub-17

Com os crias da Toca, a Seleção Brasileira busca o pentacampeonato na Copa do Mundo Sub-17. Na fase de grupos, o Brasil, que integrou o Grupo H, ao lado de Zâmbia, Indonésia e Honduras, se classificou em 1º lugar, com sete pontos conquistados (duas vitórias e um empate).

Na segunda fase, a Seleção venceu o Paraguai nesta sexta-feira (14), em Doha, no Catar, e garantiu vaga nas oitavas de final do Mundial. Após empate sem gols no tempo normal, a classificação veio nas cobranças de pênaltis, com vitória brasileira por 5 a 4.

Com o resultado, o Brasil enfrentará a França nas oitavas de final. O duelo será na próxima terça-feira (18), com horário ainda a definir. Os franceses avançaram após vencerem a Colômbia por 2 a 0, também nesta sexta (14).

Felipe Morais marcou um gols na vitória do Brasil
Felipe Morais marcou um gols na vitória do Brasil (Foto: Nelson Terme/CBF)

Entre os destaques da equipe brasileira está o meia Felipe Morais, que já marcou dois gols e tem sido titular na campanha. O zagueiro Vitor Hugo também vinha sendo titular, mas foi expulso no confronto contra o Paraguai e será desfalque diante da França.

O atacante Pietro, que tem iniciado no banco de reservas, entrou em campo aos 41 minutos do segundo tempo contra o Paraguai e marcou um dos gols brasileiros na disputa de pênaltis. Caso tivesse desperdiçado a cobrança, a seleção paraguaia teria ficado com a vaga.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
Samuel Venâncio
Samuel Venâncio é publisher do Central da Toca e jornalista com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais. Foi setorista do Cruzeiro na Itatiaia e, desde 2022, produz conteúdo exclusivamente para a Samuca TV.
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Campeões da Copinha pelo Cruzeiro dão volta olímpica no Mineirão antes de jogo com América-MG

Jogadores desfilaram com o troféu da Copa São Paulo nos arredores do gramado do Mineirão antes da bola rolar entre Cruzeiro e América-MG, pela sétima rodada do Estadual

Destaque do Cruzeiro na Copinha é convocado para a Seleção Brasileira Sub-17

Aos 16 anos, joia celeste disputará amistosos com a Seleção antes da preparação final para o Sul-Americano da categoria

Joia do Cruzeiro e da Seleção Sub-16 assina com gigante de material esportivo

Lateral-esquerdo, de 16 anos, vive novo capítulo na carreira e segue valorizado na base celeste

Dirigente explica por que o Cruzeiro optou por não disputar o Brasileiro Feminino Sub-20

Luiza Parreiras afirma que decisão é estratégica e foca na formação da base a longo prazo