Após o triunfo do Cruzeiro sobre o Vitória, por 3 a 1, nesse sábado (1º), no Mineirão, em Belo Horizonte, o técnico Leonardo Jardim comentou sobre a situação de Mateo Gamarra. O zagueiro paraguaio, que não joga desde maio, revelou em uma entrevista à rádio Rock & Pop Paraguay, do seu país natal, um pedido para deixar o clube na janela do meio da temporada.
+ Leia também: Pedrinho recebe contato de mecenas do Grêmio, e Cruzeiro toma decisão sobre Marlon
Na entrevista coletiva, o treinador do Cruzeiro não condenou o interesse do jogador em deixar a equipe. O zagueiro contratado por empréstimo junto ao Athlético-PR, poucos dias depois da chegada de Jardim ao clube mineiro. Desde então, Gamarra foi utilizado em apenas cinco jogos do time na temporada.
“O Gamarra teve muito bem na entrevista. Acho que foi correto em tudo que disse. Isso foi em junho. Na época, tínhamos o Janderson lesionado de joelho, o João Marcelo estava em recuperação e não estava preparado para jogar, tínhamos o Bruno Alves que estaria um mês fora no Mundial Sub-20. A gente não podia arriscar somente com Jonathan, o Villalba e o Fabrício”, iniciou.
Mesmo com a ideia de deixar o Cruzeiro, Leonardo Jardim elogiou a postura do zagueiro. Na época, de acordo com a fala do jogador ao veículo de imprensa estrangeiro, o defensor tinha uma proposta para retornar ao Olímpia. O jogador vestiu a camisa do clube paraguaio entre 2021 e 2023.
“Eu tive que ser muito franco com ele. Sei que não vai ficar para o próximo ano, pois está de empréstimo e vai sair. Teve que se sacrificar pelo grupo. Ele, como um moço espetacular, um trabalhador diário, correspondeu da melhor forma e defendeu os interesses do Cruzeiro à frente dos interesses individuais. Por isso eu gosto muito dele. Tenho pena que as coisas correram menos bem para ele nesta temporada, mas é sempre uma solução”
Leonardo Jardim, sobre o zagueiro Gamarra.
O que disse Mateo Gamarra?
Em entrevista à rádio, Gamarra destacou que a última possibilidade de deixar o Cruzeiro foi no meio do ano. À época, como João Marcelo se recuperava de uma grave lesão no joelho direito, Jardim não permitiu que o paraguaio encerrasse o seu vínculo com o clube.
“Sim, eu estava falando com o treinador, porque havia quatro zagueiros comigo. Um estava voltando de lesão, e faltava cerca de três semanas para ele voltar. Ficamos em cinco. Então, eu falei com o treinador. Me dou bem com todo o grupo, estou feliz, mas necessito sair. Queria ter a possibilidade de ele me ajudar a sair, porque preciso ter minutos”, iniciou.
Insatisfeito com a reserva, Gamarra, no entanto, finalizou dizendo que cumprirá o contrato, embora tenha o desejo de retornar ao futebol paraguaio em breve. O zagueiro, de 25 anos, tem vínculo com o Athletico-PR até o fim de 2027.
“Sou muito jovem. Como sempre digo: cada jogador quer jogar. Nunca está conformado em estar no banco. Eu sou daqueles que sempre querem estar no campo, brigando, e não ser relacionado me custa muito. Por isso, pedi a ele para sair, mas não deu. Tenho contrato aqui e terei que cumprir”, encerrou.
Gamarra pelo Cruzeiro
Contratado no meio de fevereiro, em uma negociação que envolveu o empréstimo do atacante Tevis ao Furacão, Gamarra disputou apenas cinco jogos com a camisa do Cruzeiro.
A última atuação foi há mais de cinco meses, em 28 de maio, diante do Unión Santa Fe, da Argentina, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.

