publicidade

UFMG calcula chances de o Cruzeiro se garantir no G5 do Brasileirão; veja números

Cruzeiro está muito próximo de garantir uma vaga direta na Libertadores por meio do G5 do Brasileiro, segundo UFMG

publicidade

Com 100% de chances de se classificar à Copa Libertadores por meio do G7, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o olhar do Cruzeiro se volta agora para o G5 do Campeonato Brasileiro. Conforme a projeção da faculdade, após o triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória, nesse sábado (1º), os comandados de Jardim alcançaram os 99,8% de probabilidade de conseguirem a vaga direta.

Como Palmeiras e Flamengo disputarão a final da Libertadores desta temporada, o Brasileirão abrirá um G5 para as vagas diretas à fase de grupos. O sexto e o sétimo colocados disputarão as fases preliminares.

De acordo com os novos cálculos da UFMG, a probabilidade do time mineiro conseguir a vaga direta subiu cerca de 1% depois do resultado conquistado na 31ª rodada do Brasileiro, no Mineirão, em Belo Horizonte.

No momento, o Cruzeiro é 3º colocado do Brasileirão, com 60 pontos conquistados, 11 a mais que o Bahia, quinto na tabela de classificação. Para garantir a vaga pelo G7, o time celeste teria, de acordo com a projeção da universidade, que vencer mais uma partida.

+ Leia também: Kaio Jorge ultrapassa Goulart e Moreno em ranking e fica perto de recorde pelo Cruzeiro

Antes do fim da Série A, os comandados de Leonardo Jardim ainda terão sete jogos pela frente, contra Grêmio, Fluminense, Juventude, Corinthians, Ceará, Botafogo e Santos.

Vale ressaltar que, antes do início da 31ª rodada, o Cruzeiro já tinha 98,9% de chances de confirmar a vaga pelo G5 do Brasileirão.

Cruzeiro de volta à Libertadores

De acordo com cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time celeste foi o terceiro a carimbar os 100% pelo G7 no torneio no ano que vem. Há algumas rodadas, Flamengo e Palmeiras sacramentaram, segundo a projeção, os seus lugares na Libertadores em 2026.

Com a 31ª rodada em andamento, a Raposa tem 18 pontos a mais em relação ao Vasco, oitavo colocado. A equipe de Fernando Diniz recebe o São Paulo neste domingo (2), às 20h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro.

Já no comparativo com o Fluminense, sétimo na tabela, o Cruzeiro apresenta a confortável vantagem de 13 pontos. Os comandados de Luis Zubeldía visitam o Ceará, no Castelão, em Fortaleza, também neste domingo (2), às 16h (de Brasília).

Probabilidade por meio do G5

  • Flamengo – 100%
  • Palmeiras – 99,99%
  • Cruzeiro – 99,8%
  • Mirassol – 94,3%
  • Bahia – 56,8%
  • Fluminense – 22,1%
  • Botafogo – 18%
  • Vasco da Gama – 5,8%
  • São Paulo – 2,2%
  • Corinthians – 0,49%
  • Grêmio – 0,36%
  • Atlético – 0,15%
  • Bragantino – 0,04%
  • Internacional – 0,02%
  • Ceará – 0,01%
Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro