Na tarde deste sábado (1º), o Cruzeiro confirmou sua força em casa pelo Campeonato Brasileiro. No Mineirão, o time comandado por Leonardo Jardim venceu o Vitória, por 3 a 1, pela 31ª rodada, e reassumiu o posto de melhor mandante da competição.
Agora, o Cruzeiro soma 38 pontos como mandante, com 12 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas atuando sob seus domínios (aproveitamento de 77,7%). Ao todo, o time celeste marcou 30 gols e sofreu 12 jogando em casa.
O bom desempenho como mandante tem sido fundamental para manter o Cruzeiro no G4 do Campeonato Brasileiro, na briga por uma vaga na Libertadores de 2026, principal objetivo do clube na temporada.
Com 60 pontos e o 3º lugar, a equipe celeste segue fazendo uma campanha sólida na reta final da competição.
Olho em marca histórica
Com uma ótima campanha como mandante, o Cruzeiro tem a chance de terminar o Campeonato Brasileiro deste ano igualando uma marca histórica: 47 pontos conquistados em casa, o melhor desempenho do clube na era dos pontos corridos com 20 times.
+ Leia também: Cruzeiro bate Vitória em Mineirão lotado e fica ainda mais perto de se garantir na Libertadores
Se vencer Fluminense, Corinthians e Botafogo, o Cruzeiro chegará exatamente aos 47 pontos, igualando os recordes de 2008 e 2014.
Nos anos em que alcançou essa pontuação, o Cruzeiro teve 15 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas como mandante – desempenho que o time de Leonardo Jardim ainda pode repetir em 2025.
Vale lembrar que, na temporada de 2003, ano do tríplice coroa, o Cruzeiro venceu 17 jogos em casa. No entanto, o Brasileirão foi disputado por 24 equipes, o que aumentava o número de partidas como mandante. Por isso, o número absoluto de vitórias naquele ano não entra na comparação direta com o formato atual.
Público no Mineirão
O Cruzeiro registrou, na tarde deste sábado (1º), o seu quarto maior público do ano no Mineirão, em Belo Horizonte, no jogo contra o Vitória. Com o estádio completamente lotado, o time de Leonardo Jardim venceu, por 1 a 0, com gol de Kaio Jorge.
Após o Cruzeiro ter mantido os preços promocionais de R$ 30 para os sócios-torcedores em qualquer setor do Mineirão, a casa ficou cheia em mais um confronto do time celeste como mandante. Ao todo, 60.500 espectadores marcaram presença no duelo com o Vitória.
Com esse número de torcedores, o Cruzeiro teve um público presente superior ao da derrota contra o Santos, pela 19ª rodada. Naquela ocasião, em 10 de agosto, 59.345 pessoas assistiram ao confronto pelo fechamento do turno do Brasileirão.
Jogos do Cruzeiro como mandante na Série A
- Cruzeiro 2 x 1 Mirassol – Mineirão (1ª rodada)
- Cruzeiro 3 x 0 Bahia – Mineirão (4ª rodada)
- Cruzeiro 1 x 0 Vasco – Parque do Sabiá (6ª rodada)
- Cruzeiro 2 x 1 Flamengo – Mineirão (7ª rodada)
- Cruzeiro 0 x 0 Atlético-MG – Mineirão (9ª rodada)
- Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras – Mineirão (11ª rodada)
- Cruzeiro 4 x 1 Grêmio – Mineirão (13ª rodada)
- Cruzeiro 4 x 0 Juventude – Mineirão (15ª rodada)
- Cruzeiro 1 x 2 Ceará – Mineirão (17ª rodada)
- Cruzeiro 1 x 2 Santos – Mineirão (19ª rodada)
- Cruzeiro 2 x 1 Internacional – Mineirão (21ª rodada)
- Cruzeiro 1 x 0 São Paulo – Mineirão (22ª rodada)
- Cruzeiro 2 x 1 Red Bull Bragantino – Mineirão (24ª rodada)
- Cruzeiro 1 x 1 Sport – Mineirão (27ª rodada)
- Cruzeiro 1 x 0 Fortaleza – Mineirão (29ª rodada)
- Cruzeiro 1 x 0 Vitória – Mineirão (31ª rodada)

