O Cruzeiro detalhou, nesta terça-feira (28), a situação clínica do atacante Wanderson, fora da temporada por lesões importantes nos músculos posteriores da coxa esquerda. O camisa 94 foi substituído ao sofrer falta dura do zagueiro Gustavo Gómez no primeiro tempo contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo, no último domingo (26), pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Segundo o Cruzeiro, Wanderson fará um tratamento conservador, ou seja, sem a necessidade de cirurgia. No comunicado divulgado pelo clube celeste, o chefe do Departamento de Saúde e Performance, o médico Sérgio Campolina, explicou a lesão.
“O Cruzeiro informa que o atleta Wanderson foi diagnosticado com importante lesão nos músculos posteriores da coxa esquerda, após sofrer trauma na partida contra o Palmeiras, na noite desse domingo. A indicação para o caso é de tratamento conservador, sem a necessidade de intervenção cirúrgica, com início imediato no Departamento de Saúde e Performance do Cruzeiro”, iniciou o clube.
“No momento em que o atleta Wanderson sofreu o trauma direto na perna direita, ele realiza um movimento de brusca desaceleração, que resulta na grave lesão dos músculos posteriores da coxa esquerda. O prognóstico é que a recuperação seja estendida e que o atleta não esteja disponível para a participação nas partidas dos próximos meses”, afirmou Campolina.
Sem Wanderson, o equatoriano Keny Arroyo deve ganhar uma sequência de partidas na condição de titular. O camisa 99 foi o escolhido pelo técnico Leonardo Jardim para a vaga diante do Palmeiras e, com boa atuação, Arroyo ganhou moral com o treinador.
Números na temporada
Contratado no fim de fevereiro junto ao Internacional, com vínculo até o fim de 2027, Wanderson já disputou 36 partidas pelo Cruzeiro. No período, em 30 atuações como titular, o ponta contribuiu com três assistências.
Com Wanderson em campo, o time celeste venceu 19 jogos na temporada, empatou nove e perdeu apenas oito.
A polêmica lesão de Wanderson
O lance que resultou na lesão aconteceu aos 12 minutos do primeiro tempo da partida disputada no Allianz Parque. Wanderson avançava com a bola pelo lado esquerdo do ataque quando foi atingido com a sola da chuteira no tornozelo direito pelo zagueiro Gustavo Gómez. Após a entrada forte, o atacante não conseguiu permanecer em campo e precisou ser substituído.
O árbitro Rafael Rodrigo Klein foi chamado pelo VAR, comandado por Daniel Nobre Bins, para revisar o lance com possível expulsão. Após a checagem, ele confirmou a falta, mas optou por aplicar apenas o cartão amarelo ao zagueiro paraguaio do Palmeiras, gerando protestos da equipe celeste.
Repercussão
Diante da polêmica no Allianz Parque, a imprensa nacional repercutiu, na noite de domingo (26), o erro de arbitragem no duelo entre Palmeiras e Cruzeiro.
Após o lance, diversos jornalistas demonstraram indignação com a decisão do árbitro Rafael Rodrigo Klein. Entre eles, Marília Ruiz (Band), André Plihal (ESPN), Luiz Felipe Freitas (CazéTV), Fernando Donan (CazéTV) e Lucas Pedrosa (SBT e CazéTV) criticaram a postura da arbitragem no lance que resultou na lesão de Wanderson.
Além disso, o comentarista da transmissão do SporTV, Paulo César de Oliveira, também não concordou com a decisão da arbitragem. Segundo o ex-árbitro, Gustavo Gómez deveria ser expulso pela cometida em Wanderson.

