Em um duelo de opostos na tabela do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro enfrentará o Vitória no sábado (1º), às 16h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 31ª rodada. Enquanto a Raposa briga por vaga direta à próxima Copa Libertadores, o Leão luta para escapar do rebaixamento à Série B.
De olho em mais um resultado positivo em casa, o Cruzeiro pode ter um “trunfo” diante da equipe de Jair Ventura: a pressão na reta final dos jogos. Segundo levantamento feito pelo ge, o Vitória sofreu 11 dos 44 gols depois dos 40 minutos do segundo tempo, ou seja, 25% do total na competição. Juventude (8), Bragantino (7) e Fluminense (7) também têm sofrido desse problema.
Outro detalhe animador para a torcida do Cruzeiro é o desempenho defensivo ruim do Vitória. O adversário tem a quarta pior defesa do Brasileirão, ao lado do Fortaleza, e à frente apenas de Sport (46), Bragantino (47) e Juventude (56) no número de gols sofridos.
O Cruzeiro, por sua vez, é o time que menos tomou gols após os 40’ da etapa final. Isso aconteceu apenas duas vezes: na vitória sobre o Palmeiras, por 2 a 1, pela 12ª rodada, e na derrota de virada para o Santos, por 2 a 1, pela 19ª rodada, em confrontos no Mineirão.
Vale lembrar que o Cruzeiro é o terceiro melhor mandante do Brasileirão, com 35 pontos somados em 15 partidas. Ao todo, foram 11 vitórias, dois empates e duas derrotas, um aproveitamento de 77,78%. Bahia e Palmeiras, com 36 pontos cada em casa, dividem a liderança.
O Vitória é o quarto pior visitante da liga nacional, com oito pontos somados em 15 compromissos longe dos seus domínios. O Leão registrou uma vitória, cinco empates e nove derrotas, um rendimento de 17,78%. Fortaleza (7), Sport (7) e Juventude pontuaram ainda menos fora de casa.
Agressividade no ataque e solidez defensiva
Com um estilo de jogo agressivo e bastante vertical sob o comando de Leonardo Jardim, o Cruzeiro tem, ainda, o quinto melhor ataque da Série A, com 42 gols marcados. Flamengo (56), Palmeiras (53), Mirassol (52) e Vasco (49) completam o top 5 nesse quesito.
Já com relação ao rendimento defensivo, o Cruzeiro tem o segundo melhor número do Brasileirão, com somente 21 gols sofridos. Apenas o Flamengo apresenta índice superior, com 16 gols sofridos. Palmeiras (26), Ceará (28) e Botafogo (28) são as outras equipes com desempenhos mais regulares.
Para o Cruzeiro, o principal desafio diante do Vitória será manter essa solidez defensiva na zaga. Isso porque Fabrício Bruno e Lucas Villalba, titulares absolutos, estão suspensos. A tendência é que Jonathan Jesus e João Marcelo atuem juntos no fim de semana, enquanto o paraguaio Mateo Gamarra corre por fora pela vaga.
Opostos na tabela
Após o empate sem gols diante do Palmeiras, na rodada passada, no Allianz Parque, em São Paulo, o Cruzeiro chegou aos 57 pontos e ocupa a 3ª colocação na tabela. Já o Vitória é o 17º colocado, com apenas 31.

