Artilheiros do Cruzeiro na temporada, os atacantes Kaio Jorge e Gabigol marcaram presença em um levantamento divulgado nessa sexta-feira (24), pelo portal DataFut. A dupla celeste figura na lista de 10 jogadores com a maior média de gols por 90 minutos disputados no Campeonato Brasileiro.
Á frente na lista, aparece Gabriel Barbosa. Com seis gols marcados no Brasileirão, o atacante é o quarto do ranking com 0.70 gol a cada 90 minutos em campo. Em seguida, na quinta posição, Kaio Jorge, artilheiro do campeonato ao lado do uruguaio Arrascaeta, com 15 gols marcados, possui média de 0.67.
Ambos os jogadores ficaram acima de nomes como Flaco López, do Palmeiras, Vegetti, do Vasco, e Yuri Alberto, do Corinthians. O levantamento conta apenas com jogadores que passaram dos 700 minutos em campo no Brasileiro.
A liderança ficou para Pedro, do Flamengo. O atacante variou entre titulares e reservas na temporada e ultrapassou a marca de 1 gol a cada 90 minutos em jogos do Brasileirão. Peça crucial do técnico Filipe Luís, o jogador marcou 12 gols nesta edição da Série A.
Dupla artilheira
Mesmo com alto aproveitamento de gols no campeonato, Gabriel não é titular do Cruzeiro na temporada. Reserva imediato de Kaio Jorge, o atacante é também o 12º jogador de Leonardo Jardim. Até aqui, o camisa 9 não foi utilizado em apenas cinco jogos no Campeonato Brasileiro, diante do São Paulo (3ª rodada), Vasco (6ª rodada), Vitória (12ª rodada), Botafogo (18ª rodada) e Mirassol (20ª rodada).
+ Leia também: Palmeiras x Cruzeiro reúne duas das duplas mais decisivas da Série A; veja números
Do outro lado, Kaio Jorge faz uma temporada iluminada pelo Cruzeiro. Com os melhores números da carreira, o atacante disputa a artilharia não só do Brasileiro, como também da Copa do Brasil. Além disso, o jogador é um dos principais ‘garçons’ do time ao lado de Matheus Pereira. Enquanto o camisa 19 tem sete assistências no ano, o 10 possui nove passes para gol.
Juntos, a dupla só entrou em campo como titulares em oito oportunidades na temporada, sendo apenas três pelo Campeonato Brasileiro. Kaio Jorge e Gabigol jogaram juntos entre os 11 iniciais contra Betim, América-MG, Mirassol, Vila Nova-GO 2x, Fortaleza, Juventude e CRB.
Lado a lado, nas oito oportunidades, os dois jogadores foram responsáveis por 12 participações a gols, sendo três gols e quatro assistências de Gabriel, além de três tentos e dois passes de Kaio Jorge. São cinco vitórias e três empates como titulares juntos, com 75% de aproveitamento no total.
Maiores médias de gols por 90 minutos no Brasileiro
- Pedro (Flamengo) – 1,03 gols (1051 minutos jogados)
- Arrascaeta (Flamengo) – 0,71 gols (1914 minutos jogados)
- Vitor Roque (Palmeiras) – 0,70 gols (1665 minutos jogados)
- Gabriel Barbosa (Cruzeiro) – 0,70 gols (766 minutos jogados)
- Kaio Jorge (Cruzeiro) – 0,67 gols (2029 minutos jogados)
- Chico da Costa (Mirassol) – 0,64 gols (838 minutos jogados)
- Flaco López (Palmeiras) – 0,64 gols (1411 minutos jogados)
- Pablo Vegetti (Vasco) – 0,55 gols (1978 minutos jogados)
- Alan Patrick (Internacional) – 0,46 gols (1753 minutos jogados)
- Yuri Alberto (Corinthians) – 0,45 gols (1398 minutos jogados)

