O Cruzeiro encerrou a última janela de transferências satisfeito com o planejamento executado e os reforços contratados. Em entrevista ao Cruzeiro Cast, da TV Cruzeiro, o vice-presidente do clube, Pedro Junio, detalhou os bastidores das negociações e destacou o que considera o principal diferencial da Raposa no mercado.
“Trabalhamos exaustivamente mostrando, principalmente, o projeto que é o Cruzeiro. Porque não é só salário, não é só contratar por milhões de euros. É mostrar o que realmente é o Cruzeiro, para eles entenderem o quão é importante vestir essa camisa, o que essa camisa representa no cenário nacional”, afirmou o dirigente.
Pedro reforça que, além da parte financeira e contratual, o clube investe na construção de uma identidade para atrair reforços alinhados ao perfil da instituição. A ideia é que o jogador chegue já ciente da responsabilidade que é defender o clube celeste.
“E é esse o nosso trabalho, além de negociação de contratos, de salário, mas mostrar para eles que, quando vestir essa camisa, ela é diferente. Eles têm que representar essa camisa de uma forma diferente. Então, esse é um trabalho que a gente faz muito bem feito para quando o jogador chegar no clube, ele já sabe o que essa camisa representa”,
Pedro Junio, vice-presidente do Cruzeiro
Atrair novos valores
Na janela de transferências do meio do ano, o Cruzeiro trouxe nomes jovens e cobiçados no mercado, como Sinisterra, que estava no Bournemouth, da Inglaterra, o equatoriano Arroyo, de 19 anos, que pertencia ao Besiktas, da Turquia, Kauã Moraes, de 18, joia do Athletico-PR, e Ryan Guilherme, que estava no Fortaleza.
Mais recentemente, o clube assinou pré-contrato com Néiser Villarreal, atacante colombiano que se destacou na Copa do Mundo Sub-20 e vinha sendo monitorado por clubes europeus.
Pedro Junio explicou como o Cruzeiro tem conseguido atrair atletas em alta no mercado internacional.
“A gente mostra para eles um plano que a gente tem para o Cruzeiro. Um plano de carreira para eles e um plano que a gente tem para o clube. Então, isso interessou muito os atletas. Você tem um clube que é sustentável, um clube que paga em dia, um clube que dá todas as condições para esse atleta e tem a projeção para ele do que ele pode render e o que ele pode evoluir. Isso atrai muito o atleta. Esse nosso trabalho é fundamental para fazer essas aquisições”,
Pedro Junio, vice-presidente do Cruzeiro
Novo perfil de contratações
O dirigente também destacou que a janela foi planejada para dar mais rodagem ao elenco e mudar o perfil de contratações, com foco em jovens com potencial de valorização. Essa política segue como um dos pilares do atual projeto de gestão do Cruzeiro.
“A gente precisava de algumas peças para dar um fôlego, para dar mais rodagem, para mudar um pouquinho o perfil de contratação. Isso foi muito bem feito. A gente sempre vai buscar também esses jovens com muito potencial de revenda, porque a gente sabe que um clube sobrevive, principalmente, do torcedor nos estádios, camiseta, mas as vendas dos atletas é fundamental para a gente conseguir continuar reinvestindo e continuar fazendo grandes contratações”, disse.
Pedro também reconheceu a ansiedade da torcida por reforços e explicou que negociações complexas exigem tempo e paciência.
“A gente saiu muito satisfeito pelo planejamento que a gente traçou no início da janela. Sabemos que o torcedor fica ansioso e é super natural, mas, pra gente trazer os nomes que trouxemos, demanda um tempo maior, uma negociação mais exaustiva, mas, com trabalho e dedicação, a gente conseguiu fazer uma janela muito interessante”, finalizou.

