No próximo domingo (26), o Campeonato Brasileiro terá um dos grandes jogos da 30ª rodada: o Cruzeiro, 3º colocado, com 56 pontos, visita o líder Palmeiras, que soma 61, no Allianz Parque, em São Paulo. Além do duelo entre duas das equipes mais consistentes da competição, o jogo também marca um embate à parte entre os técnicos portugueses Leonardo Jardim e Abel Ferreira.
+ Leia mais: Cruzeiro será observado por Ancelotti antes da última convocação da Seleção no ano
Conterrâneos, os treinadores se enfrentam pela segunda vez nesta temporada. No primeiro turno, deu Cruzeiro: vitória por 2 a 1 no Mineirão, pela 11ª rodada do Brasileiro.
E, para o novo encontro, o time celeste carrega um trunfo extra: o retrospecto de Leonardo Jardim contra técnicos estrangeiros que atuam no Brasil. Desde que assumiu o comando da Raposa, o treinador ainda não perdeu nesse tipo de confronto.
A partida marcará o 10º duelo de Jardim contra técnicos estrangeiros no futebol brasileiro. São oito jogos pelo Campeonato Brasileiro e um pela Copa do Brasil, com sete vitórias, dois empates e aproveitamento de 85,2%.
As vitórias foram sobre Sport (António Oliveira), Palmeiras (Abel Ferreira), Fortaleza (Juan Pablo Vojvoda), Botafogo (Davide Ancelotti), São Paulo (Hernán Crespo), Atlético-MG, na Copa do Brasil (Jorge Sampaoli) e, novamente, Fortaleza (Martín Palermo).
Os únicos empates foram diante do Tricolor Paulista, quando estava sob comando de Luis Zubeldía, e contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão.
Nesse recorte, o Cruzeiro de Jardim marcou 15 gols e sofreu apenas dois.
Desempenho como visitante
Além do retrospecto positivo do treinador português, o Cruzeiro também leva para o Allianz Parque uma campanha sólida fora de casa.
Em 14 jogos como visitante no Campeonato Brasileiro, a equipe celeste venceu cinco, empatou seis e perdeu apenas três, desempenho que coloca o clube como o 4º melhor visitante da competição.
O bom aproveitamento está diretamente ligado à consistência defensiva. Após 29 rodadas, o Cruzeiro tem a segunda melhor defesa do campeonato, com apenas 21 gols sofridos, o que representa uma média de 0,72 por partida.
Fora de casa, o time comandado por Leonardo Jardim não foi derrotado em 11 das 14 partidas. Foram cinco vitórias e seis empates, além de ter sofrido apenas 10 gols longe de seus domínios, menos da metade do total geral.
Cruzeiro de Jardim x técnicos estrangeiros no Brasil
- São Paulo 0 x 0 Cruzeiro – 3ª rodada (Luis Zubeldía – argentino)
- Sport 0 x 4 Cruzeiro – 8ª rodada (António Oliveira – português)
- Fortaleza 0 x 2 Cruzeiro – 10ª rodada (Juan Pablo Vojvoda – argentino)
- Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras – 11ª rodada (Abel Ferreira – português)
- Botafogo 0 x 2 Cruzeiro – 18ª rodada (Davide Ancelotti – italiano)
- Cruzeiro 1 x 0 São Paulo –22ª rodada (Hernán Crespo – argentino)
- Cruzeiro 2 x 0 Atlético-MG – volta, quartas da Copa do Brasil (Jorge Sampaoli – argentino)
- Atlético-MG 1 x 1 Cruzeiro – 28ª rodada (Jorge Sampaoli – argentino)
- Cruzeiro 1 x 0 Fortaleza – 29ª rodada (Martín Palermo – argentino)

