Em um dos jogos mais aguardados do returno do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro visitará o Palmeiras no domingo (26), às 20h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo. No duelo, válido pela 30ª rodada, duas das três melhores defesas da Série A estarão em campo.
Após 29 compromissos, com o segundo melhor índice, o sistema defensivo cruzeirense sofreu apenas 21 gols, uma média de 0,72 gol por jogo. Como visitante, em 14 jogos, o Cruzeiro não foi derrotado 11 vezes – cinco vitórias e seis empates – e sofreu apenas dez gols, menos da metade do total.
Ao ter derrotado o Fortaleza, por 1 a 0, no Mineirão, no último sábado (18), o Cruzeiro chegou ao 13º jogo sem sofrer gols neste Brasileirão. Essa já é a terceira melhor marca defensiva do clube desde 2013, superando a campanha do título brasileiro, em 2014, e da Série A em 2018, ano da sexta conquista da Copa do Brasil.
O time de Abel Ferreira, por sua vez, foi vazado 26 vezes em 28 rodadas, uma média de 0,92 a cada partida. No último domingo (19), o Palmeiras sofreu três gols na derrota contra o Flamengo, por 3 a 2, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Quem tem o melhor aproveitamento defensivo do campeonato é o Flamengo, com somente 15 gols sofridos e média de 0,53 por confronto.
Assim como o Palmeiras, o Botafogo também sofreu 26 gols, mas atuou em todas as 29 rodadas. Por esse motivo, os comandados de Davide Ancelotti têm uma média ligeiramente superior: 0,89 gol sofrido por jogo.
Ataques potentes
No Allianz Parque, Cruzeiro e Palmeiras também terão a oportunidade de mostrar a qualidade dos seus ataques. Na liderança da tabela do Brasileirão, a equipe alviverde já marcou 53 gols – a segunda melhor marca, sendo três a menos que o Flamengo.
Com 42 gols, o Cruzeiro detém o quinto melhor ataque da competição neste momento. Além de Palmeiras e Flamengo, Mirassol (50) e Vasco (46) já balançaram as redes mais vezes no Campeonato Brasileiro.
Vale destacar, no entanto, que o atacante Kaio Jorge divide a artilharia do Brasileirão com o meia Arrascaeta, ambos com 15 gols marcados. O camisa 19 do Cruzeiro, inclusive, cumpriu suspensão na vitória sobre o Fortaleza, pela 29ª rodada, e ficará à disposição diante do Palmeiras.
Tabela do Brasileirão
Antes do confronto na capital paulista, os times de Abel Ferreira e Leonardo Jardim estão separados por cinco pontos na classificação. O Palmeiras é o primeiro colocado, com 61 pontos, a mesma do Flamengo, mas leva vantagem no número de vitórias: 19 a 18. O Cruzeiro está na terceira posição, com 56 pontos, e um jogo a mais em relação ao líder e ao vice-líder.

