Com a presença do zagueiro Vitor Hugo, do meia Felipe Morais e do atacante Pietro Tavares, a Seleção Brasileira Sub-17 tem feito os primeiros treinos na Granja Comary, em Teresópolis, antes do embarque para o Catar. Na próxima terça-feira (28), com o trio do Cruzeiro, a delegação viajará ao país para a Copa do Mundo da categoria.
A primeira atividade no CT da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi realizada nessa segunda (20). Agora, o técnico Dudu Patetuci comandará novas sessões até o início da semana que vem. Em entrevista à CBF TV, o treinador explicou o que os jovens do Cruzeiro e demais convocados farão nos próximos dias.
“Iniciamos a preparação para a Copa do Mundo. Aproveitamos para fazer o trabalho com alguns conceitos de jogo, seguindo o nosso modelo de jogo. A expectativa é muito grande, muito boa para a Copa do Mundo, tendo em vista os últimos amistosos que fizemos, as últimas preparações. Vamos fortes em busca do nosso objetivo, que é a conquista do título”, iniciou.
“Vamos aproveitar bem esse período. São sete dias aqui na Granja. Faremos dois treinamentos em tempo integral para aproveitar ao máximo a preparação, reforçar alguns conceitos e treinar coisas específicas para a Copa do Mundo”, completou Dudu Patetuci.
Sobre a Copa do Mundo Sub-17
Com os três convocados do Cruzeiro, a Copa do Mundo Sub-17 ocorrerá entre os dias 3 e 27 de novembro. No Catar, a Seleção Brasileira tentará o pentacampeonato. O último título foi erguido em 2019, quando a Amarelinha derrotou o México na final, em Brasília.
Em 2025, a Seleção está no Grupo H, ao lado de Honduras, Indonésia e Zâmbia. A estreia do Brasil será no dia 4 de novembro, contra Honduras, às 9h30 (de Brasília). Em seguida, a equipe encara a Indonésia, no dia 7, às 12h45, e encerra a fase de grupos diante da Zâmbia, no dia 10, às 11h45.
Avançam para o mata-mata os dois melhores colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados no geral.
Recorde do Cruzeiro de convocados
Vale lembrar que, no Catar, o Cruzeiro terá o maior número de representantes na Seleção Brasileira no século. Em 2011, o Brasil também contou com três atletas da base celeste: o goleiro Charles e os atacantes Léo Bonatini e Pedro Paulo.
Neste século, conforme levantamento do Central da Toca, já com a inclusão de Vitor Hugo, Felipe Morais e Pietro Tavares, o Cruzeiro teve 13 jogadores convocados para edições da Copa do Mundo Sub-17.
Desde 2001, o Mundial da categoria teve 11 torneios, sendo que o Cruzeiro teve ao menos um jogador convocado em seis ocasiões. As listas sem jogadores do clube foram registradas em 2001, 2007, 2009, 2013 e 2023.

