O grande trabalho do técnico Leonardo Jardim à frente do Cruzeiro ganhou destaque na imprensa europeia. O tradicional jornal francês L’Équipe publicou, nesse domingo (19), uma matéria especial intitulada “A revolução de Jardim”, na qual analisa o impacto do treinador português no clube celeste.
+ Leia mais: Matheus Henrique, do Cruzeiro, vai à Toca II e inicia segunda etapa de tratamento da lesão
Na França, Jardim é amplamente reconhecido pelo trabalho à frente do Monaco, onde conquistou o Campeonato Francês de 2017 e chegou às semifinais da Champions League com uma equipe recheada de jovens talentos, como Kylian Mbappé.
Na reportagem, assinada pelo jornalista Eric Frosio, enviado especial a Belo Horizonte, o L’Équipe destaca que Jardim “encontrou seu ritmo e devolveu energia e ambição a um clube que mira um título no fim do ano”.
O texto ressalta ainda a postura firme do treinador, que tem promovido mudanças significativas no Cruzeiro, desde decisões como deixar jogadores renomados no banco, até a recuperação de atletas que viviam fases irregulares.
“Mesmo tendo deixado de lado estrelas como Dudu, 33 anos, afastado do elenco, e Gabriel Barbosa, 29, Jardim recuperou jogadores desmotivados (Cássio, Villalba, Lucas Silva, Matheus Pereira e Kaio Jorge) e lançou jovens cheios de energia (Kauã Prates, Kaiki, Marquinhos)”,
L’Equipe, jornal francês
O L’Équipe também ressaltou a sequência de trabalho de Jardim no comando da equipe. Após a partida contra o Fortaleza, o técnico chegou a 44 jogos oficiais, com 22 vitórias.
“Em um clube conhecido por demitir técnicos em sequência, o português, que passou pelo Monaco (2014 a out. de 2018 e jan. a dez. de 2019), já comandou 43 partidas, um recorde desde Mano Menezes (2016–2019, com 215 jogos). Dos 17 treinadores que o sucederam (incluindo Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari), ele é o primeiro a alcançar unanimidade”, destacou a publicação.
Jovens em evidência
A reportagem também deu enfoque ao trabalho de valorização das categorias de base. O jornal entrevistou Wendel, campeão da Tríplice Coroa em 2003 e atualmente técnico do Sub-16 do Cruzeiro, que falou sobre o perfil formador de Jardim.
O destaque principal foi para o lateral-esquerdo Kauã Prates, de 17 anos, que já desperta interesse de clubes europeus, como o Borussia Dortmund.
“O treinador português já promoveu Kauã Prates, de 17 anos, um lateral-esquerdo cheio de talento. ‘Ele vai lançar muitos outros, porque Jardim foi contratado justamente para revelar jovens’, explica Wendel, testemunha de um casamento bem-sucedido com o clube, que foi comprado de Ronaldo por Pedro Lourenço, um rico empresário, em abril de 2024”, disse o trecho da reportagem.
Vale lembrar que, na última terça-feira (14), o jornal britânico The Guardian incluiu Kauã Prates na lista dos 60 melhores jovens jogadores do mundo.

