publicidade

Reforço do Cruzeiro termina Copa do Mundo Sub-20 como artilheiro, mas não leva Chuteira de Ouro

Com cinco gols, Néiser Villareal foi um dos artilheiros da competição pela Seleção Colombiana e ficou com a Chuteira de Prata; entenda critérios da Fifa

publicidade

Reforço do Cruzeiro para a próxima temporada, o atacante Néiser Villareal encerrou sua participação na Copa do Mundo Sub-20 como um dos artilheiros da competição, com cinco gols marcados. O jogador da Seleção Colombiana, que terminou em terceiro lugar no torneio, no entanto, não conquistou a Chuteira de Ouro.

O atacante, de 20 anos, dividiu a artilharia com Benjamin Cremaschi (Estados Unidos), Yassir Zabiri (Marrocos) e Lucas Michal (França).

Por causa dos critérios estabelecidos pela Fifa, em caso de empate no número de gols, a Chuteira de Ouro é entregue a quem deu mais assistências. Esse motivo garantiu o prêmio ao norte-americano Cremaschi, que, além de ter balançado as redes cinco vezes, contribuiu com dois passes para gol. Villareal deu uma assistência e ficou com a Chuteira de Prata.

Outro critério para o vencedor da Chuteira de Ouro é o número de minutos jogados. O terceiro fator altera a premiação em caso de empate no número de gols e assistências.

Com atuações decisivas, Néiser foi um dos principais nomes da Colômbia na campanha até as semifinais. O grande destaque foi nas quartas de final, no dia 11, quando marcou um hat-trick na vitória por 3 a 2 sobre a Espanha, que garantiu a vaga entre os quatro melhores do torneio.

Antes disso, o atacante já havia balançado as redes duas vezes na vitória por 3 a 1 diante da África do Sul, nas oitavas de final. Além dos cinco gols, também contribuiu com uma assistência na fase de grupos.

Ausência na semi e vitória na disputa pelo bronze

Na semifinal contra a Argentina, porém, Villareal ficou de fora por suspensão e não pôde ajudar a equipe. A Colômbia foi derrotada por 1 a 0 e acabou fora da final.

Na disputa pelo terceiro lugar, com o retorno do atacante ao time titular, a Colômbia venceu a França por 1 a 0, com gol de Óscar Perea, garantindo um lugar no pódio da Copa do Mundo Sub-20. De forma inédita, Marrocos venceu a Argentina na decisão, por 2 a 0, e conquistou o título do Mundial da categoria.

Néiser Villareal tem pré-contrato assinado com o Cruzeiro e é aguardado para integrar o elenco na próxima temporada.

Os prêmios da Copa do Mundo Sub-20

  • Bola de Ouro: Othmane Maamma (Marrocos)
  • Bola de Prata: Yassir Zabiri (Marrocos)
  • Bola de Bronze: Milton Delgado (Argentina)
  • Chuteira de Ouro: Benjamin Cremaschi (EUA)
  • Chuteira de Prata: Néiser Villareal (Colômbia)
  • Chuteira de Bronze: Lucas Michal (França)
  • Luva de Ouro: Santino Barbi (Argentina)
  • Prêmio Fair Play: EUA
Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Campeões da Copinha pelo Cruzeiro dão volta olímpica no Mineirão antes de jogo com América-MG

Jogadores desfilaram com o troféu da Copa São Paulo nos arredores do gramado do Mineirão antes da bola rolar entre Cruzeiro e América-MG, pela sétima rodada do Estadual

Destaque do Cruzeiro na Copinha é convocado para a Seleção Brasileira Sub-17

Aos 16 anos, joia celeste disputará amistosos com a Seleção antes da preparação final para o Sul-Americano da categoria

Joia do Cruzeiro e da Seleção Sub-16 assina com gigante de material esportivo

Lateral-esquerdo, de 16 anos, vive novo capítulo na carreira e segue valorizado na base celeste

Dirigente explica por que o Cruzeiro optou por não disputar o Brasileiro Feminino Sub-20

Luiza Parreiras afirma que decisão é estratégica e foca na formação da base a longo prazo