Na parte de cima da tabela, o Cruzeiro terá pela frente, no próximo domingo (26), às 20h30 (de Brasília), o Palmeiras, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo no Allianz Parque, em São Paulo, poderá marcar a manutenção de uma escrita dos comandados de Jardim nesta edição da Série A: o time não perdeu nenhuma partida para o grupo dos seis primeiros colocados.
Já chegando à reta final da competição, a Raposa, depois do duelo com o Alviverde, entre as equipes do ‘G6’, só terá o Botafogo pela frente. Ambas as equipes foram superadas pelo Cruzeiro de Leonardo Jardim no 1º turno do Brasileiro. No primeiro turno, o time celeste venceu o Palmeiras, por 2 a 1 (11ª rodada), no Mineirão, e derrotou os cariocas por 2 a 0 (18ª rodada), dentro do Nilton Santos.
O Cruzeiro também venceu o Flamengo (2 a 1), Mirassol (2 a 1) e Bahia (3 a 0 e 2 a 1). Na segunda parte do campeonato, ficou no empate (1 a 1) com o clube paulista, no interior do Estado, e em pé de igualdade com os cariocas (0 a 0), no Maracanã.
Aproveitamento altíssimo
Ao todo, o Cruzeiro chegou aos 83,33% de aproveitamento contra as equipes do grupo dos seis primeiros. Com os resultados diante dos rivais diretos, a Raposa somou 20 pontos contra os times do ‘G6’ e é o primeiro colocado em comparação com os demais.
Com 17 pontos nos confrontos entre os candidatos à Libertadores, o Flamengo é o que têm melhor campanha depois da Raposa. O Bahia vem na sequência, com 14 conquistados. O Rubro-negro terá o Mirassol pela frente, enquanto o time de Rogério Ceni não enfrenta mais nenhuma equipe do G6.
+ Leia também: Cruzeiro está na briga pelo título? Jogadores revelam projeção do elenco no Brasileiro
Grande sensação do campeonato, o estreante Mirassol já conquistou sete pontos no Brasileirão nas partidas contra o G6. A equipe de Rafael Guanaes ainda terá que medir forças com Flamengo, Palmeiras e Botafogo no returno.
Os piores desempenhos dos embates entre os times do G6 ficam por conta de Botafogo e Palmeiras, com seis e cinco pontos, respectivamente. Curiosamente, ambos ainda terão Cruzeiro e Mirassol pela frente.
Olho na Libertadores
O grande aproveitamento do time diante das equipes da parte de cima da tabela poderá contribuir para credenciar o Cruzeiro ao objetivo da temporada: a classificação para a Copa Libertadores de 2026. De acordo com o Departamento de Matemática e Estatística da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a Raposa tem 99,95% de conseguir uma vaga no torneio.
Com 56 pontos conquistados, o Cruzeiro se distanciou ainda mais do sétimo colocado. A distância é de 13 pontos em relação ao Fluminense, último clube fora do grupo dos seis primeiros.
Ainda de acordo com os dados da universidade, a Raposa precisaria alcançar os 66 pontos para se garantir com 100% de certeza no torneio continental. Vale lembrar que o Cruzeiro não joga a Libertadores há seis anos. A última participação aconteceu em 2019, quando o clube foi eliminado nas oitavas de final.
Jogos contra equipes do G6
- Cruzeiro 2×1 Mirassol – 1ª rodada do Campeonato Brasileiro – 29/03 (sábado) – Mineirão, em Belo Horizonte
- Cruzeiro 3×0 Bahia – 4ª rodada do Campeonato Brasileiro – 17/04 (quinta-feira) – Mineirão, em Belo Horizonte
- Cruzeiro 2×1 Flamengo – 7ª rodada do Campeonato Brasileiro – 04/05 (domingo) – Mineirão, em Belo Horizonte
- Cruzeiro 2×1 Palmeiras – 11ª rodada do Campeonato Brasileiro – 01/06 (domingo) – Mineirão, em Belo Horizonte
- Botafogo 0x2 Cruzeiro – 18ª rodada do Campeonato Brasileiro – 03/08 (domingo) – Nilton Santos, no Rio de Janeiro
- Mirassol 1×1 Cruzeiro – 20ª rodada do Campeonato Brasileiro – 18/08 (segunda-feira) – Maião, em Mirassol-SP
- Bahia 1×2 Cruzeiro – 23ª rodada do Campeonato Brasileiro – 15/09 (segunda-feira) – Fonte Nova, em Salvador-BA
- Flamengo 0x0 Cruzeiro – 26ª rodada do Campeonato Brasileiro – 02/10 (quinta-feira) – Maracanã, no Rio de Janeiro
- Palmeiras x Cruzeiro – 30ª rodada do Campeonato Brasileiro – 26/10 (domingo) – Allianz Parque, em São Paulo
- Cruzeiro x Botafogo – 37ª rodada do Campeonato Brasileiro – 03/12 (quarta-feira) – Mineirão, em Belo Horizonte

