Em celebração ao aniversário de 70 anos, completados na última quarta-feira (15), o gestor da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), Pedro Lourenço, foi homenageado pelos torcedores do Cruzeiro na vitória, por 1 a 0, sobre o Fortaleza, nesse sábado (18), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Presente no camarote do estádio, o dirigente foi ovacionado pelas arquibancadas depois que sua foto apareceu no telão do Gigante da Pampulha, felicitando o empresário pelo aniversário.
Em vários pontos do estádio, os torcedores hastearam faixas, bandeirões e imagens com recados para Pedrinho. No setor amarelo do Mineirão, onde se concentram os membros da organizada Máfia Azul, os cruzeirenses enviaram uma mensagem para o gestor: “A maior de Minas expressa sua eterna gratidão ao Pedrinho”.
Confira as homenagens:







Cruzeiro e Pedrinho
Em 29 de abril de 2024, o empresário Pedro Lourenço mudava a história do Cruzeiro ao assinar a compra da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O contrato, assinado após acordo com o ex-jogador Ronaldo, na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, prevê o controle majoritário de 90% das ações. Os valores da operação nunca foram divulgados.
O empresário começou a participar dos bastidores do Cruzeiro em 2009. Naquele ano, o Supermercados BH se tornou patrocinador do clube para a disputa da Copa Libertadores. Algum tempo depois, após convite do então presidente Gilvan de Pinho Tavares, Pedro Lourenço assumiu o posto de conselheiro do clube.
A relação entre o clube e o mandatário continuou até 2015, quando o Supermercados BH assumiu o patrocínio master do Cruzeiro. Desde então, Pedro Lourenço colaborou na contratação de jogadores, como a do meia Arrascaeta. Depois, o uruguaio foi vendido e o empresário abriu mão de receber o valor que lhe era devido em função da delicada situação financeira que o clube atravessava.
A Raposa viveu uma grave crise financeira entre meados de 2019 até 2022, quando Ronaldo comprou a maior parte das ações da SAF celeste. No período de dificuldades, Pedro Lourenço injetou dinheiro no clube e ajudou no pagamento de despesas e salários atrasados.
História e vida de Pedro Lourenço
Nascido em 15 de outubro de 1955, na pequena cidade de Paineiras, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, Pedro Lourenço é filho de um pai lavrador. O empresário aprendeu a trabalhar desde jovem na roça.
Diante das dificuldades e da falta de estudo, Pedrinho decidiu deixar o interior para tentar a vida em Belo Horizonte, 250km distante da sua cidade-natal, com apenas 18 anos de idade.
+ Leia mais: Quem é Pedrinho BH, dono da SAF do Cruzeiro
Como trabalhador, Lourenço ficou desempregado depois de deixar uma rede já extinta de supermercados, em 1996, onde era representante comercial, e decidiu seguir seu sonho e abrir sua primeira mercearia.
A primeira oportunidade como empresário surgiu em Santa Luzia, no bairro São Benedito. Em pouco tempo, Pedrinho, utilizando o lucro ganho em sua primeira loja, abriu outros diversos pontos e iniciou sua jornada no ramo empresarial.
Após 29 anos, Pedro Lourenço é dono da 5ª maior rede de supermercados do Brasil, de acordo com ranking da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), com mais 300 lojas espalhadas por Minas Gerais e pelo Espírito Santo.

