O ‘Exterminador de Tabus’ fez mais uma vítima na noite deste sábado (18). Com a vitória do Cruzeiro sobre o Fortaleza, por 1 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, Leonardo Jardim superou outro jejum no comando da Raposa: 20 anos sem vitórias contra o Leão do Pici como mandante.
Antes, o time celeste tinha vencido em julho de 2005. Naquela oportunidade, pela 16ª rodada do Brasileirão, no Gigante da Pampulha, o Cruzeiro, com dois gols de Diego Clementino e um de Moisés, venceu o Fortaleza por 3 a 0.
Desde então, as equipes se enfrentaram, em Belo Horizonte, outras quatro vezes, com duas vitórias do Leão do Pici e dois empates. O último confronto aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2024. O Fortaleza venceu por 2 a 1, com gols de Breno Lopes e Renato Kayzer. Matheus Henrique descontou para o Cruzeiro.
O número de jogos é baixo por dois motivos: o Fortaleza esteve, entre Série B e C em 11 temporadas, entre 2007 e 2018. Do outro lado, o Cruzeiro acabou rebaixado em 2019, e ficou na Segunda Divisão Nacional por três temporadas, até o retorno em 2022.
Vitória no Castelão
Mesmo com o longo período sem vitórias no Mineirão, nesta temporada, Leonardo Jardim já superou o Fortaleza no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. No Castelão, pela 10ª rodada, o Cruzeiro foi superior ao adversário e venceu, por 2 a 0, com gols de Kaio Jorge e Lucas Silva.
Em 2023 e 2024, a Raposa também surpreendeu jogando fora de seus domínios. Em Fortaleza, na capital do Estado, o Cruzeiro venceu por 1 a 0 no primeiro ano, e empatou em 1 a 1 na temporada seguinte.
+ Leia também: Cruzeiro bate o Fortaleza no Mineirão e volta a vencer no Campeonato Brasileiro
A última derrota do time celeste na Arena Castelão aconteceu justamente no ano da derrocada à Série B. Em 2019, o Fortaleza superou o Cruzeiro, por 2 a 1, ainda na primeira parte do Brasileiro.
Mesmo assim, o retrospecto ainda é favorável à Raposa, tanto no Mineirão, quanto no Castelão. Em todas as competições foram disputados 18 jogos entre as duas equipes, com nove vitórias do Cruzeiro, cinco empates e quatro triunfos do Fortaleza.
Tabus derrubados
Jardim chegou ao Cruzeiro em fevereiro deste ano. Desde então, somente pelo Brasileiro, o técnico derrubou um jejum de quase 10 anos sem vitória diante do Flamengo, outro de nove anos sem vitórias contra o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, seis temporadas sem triunfos em duelos com o Palmeiras e pôs fim ao período de sete anos sem resultados positivos no Maracanã.
Além disso, sob o comando do ‘mister’, o Cruzeiro ainda superou 17 anos sem vitórias diante do Fluminense no Maracanã e derrotou o Grêmio no Mineirão, feito que o clube celeste não conseguia desde 2017. Diante do Internacional, o português derrubou uma série de nove anos do Cruzeiro sem vencer o clube gaúcho na Série A.
Na Copa do Brasil, o técnico Leonardo Jardim levou o Cruzeiro às semifinais, fase em que enfrentará o Corinthians. A Raposa não se classificava para essa fase do torneio, em que é o maior campeão, com seis troféus, desde 2019.
Ao todo, Leonardo Jardim derrubou nove escritas desde que chegou ao comando do Cruzeiro, e poderá superar mais uma ao fim da temporada: seis anos sem disputar a Copa Libertadores. Segundo os dirigentes e o treinador, essa é a meta do clube para 2025.
Cruzeiro x Fortaleza pelo Brasileirão desde 2006
- Cruzeiro 0x0 Fortaleza – 29ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2006
- Cruzeiro 1×1 Fortaleza – 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2019
- Cruzeiro 0x1 Fortaleza – 11ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023
- Cruzeiro 1×2 Fortaleza – 21ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024
- Cruzeiro 1×0 Fortaleza – 29ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025

