O Cruzeiro saiu atrás no placar, mas buscou o empate por 2 a 2 diante do América-MG, neste sábado (18), no Estádio Frimisa, em Santa Luzia, pela 5ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro Feminino. Os gols das Cabulosas foram marcados por Byanca Brasil e Gio Oliveira. Pelo lado rival, Gadu e Pimenta balançaram as redes.
Com o resultado, o time celeste garantiu a liderança geral da competição e terá a vantagem de decidir em casa nas semifinais.
A equipe comandada por Jonas Urias encerrou a fase classificatória de forma invicta, com quatro vitórias e um empate.
Próximo jogo
O Cruzeiro vai encarar o Itabirito nas semifinais do Estadual. A partida de ida será disputada no dia 1º de novembro (sábado), às 15h, em local ainda a ser definido. A equipe celeste será a visitante no confronto.
Por ter feito a melhor campanha na primeira fase, o time cruzeirense terá a vantagem de decidir a vaga para a final em casa. O jogo da volta está marcado para o sábado seguinte, dia 8, com mando de campo das Cabulosas.
O jogo
O Cruzeiro começou a partida um pouco desorganizado e com erros na saída de bola. Sem conseguir criar grandes chances, viu o América-MG aproveitar os espaços com jogadas em velocidade, embora também sem levar muito perigo à meta celeste.
Até que, aos 21′, Gadu limpou a marcação e finalizou de chapa com a perna esquerda, no cantinho da goleira Leilane. A marcação cruzeirense apenas assistiu ao lance.
Após o gol sofrido, a equipe celeste reagiu e passou a pressionar. Criou algumas oportunidades, sendo a melhor delas aos 40 minutos, quando Byanca Brasil deu uma linda assistência, de três dedos, para Gisseli. Ela encontrou Vanessinha dentro da área, que cruzou para a pequena área, mas a defesa do América-MG salvou em cima da linha.
Na volta do intervalo, o Cruzeiro mal teve tempo de respirar. Logo aos 2′, após cobrança de escanteio, Pimenta subiu mais alto que a defesa e, de cabeça, ampliou para o América-MG.
Assim como na etapa inicial, o time celeste não se abateu com o gol sofrido e foi em busca da reação. Aos 8′, nos pés da camisa 10, Byanca Brasil, o Cruzeiro voltou ao jogo. A atacante cobrou falta rasteira da entrada da área e diminuiu o placar.
Mantendo a pressão, o Cruzeiro seguiu trocando passes no campo ofensivo até encontrar o empate. Aos 28 minutos, após escanteio cobrado por Byanca Brasil, Gio Oliveira, que havia entrado no segundo tempo no lugar de Calhau, subiu muito bem e cabeceou firme para deixar tudo igual: 2 a 2.
As Cabulosas seguiram pressionando em busca da virada, mas esbarraram na sólida defesa americana e nas boas defesas da goleira Keka.
O empate, no entanto, foi suficiente para garantir o primeiro lugar geral da primeira fase do Campeonato Mineiro Feminino.

