Peça mais experiente do elenco, Cássio é o jogador do Cruzeiro que mais enfrentou o Atlético-MG na carreira. Na quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), na Arena, em Belo Horizonte, o goleiro medirá forças com o adversário pela 31ª vez. O confronto será válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Desde que chegou ao Cruzeiro, Cássio já disputou cinco clássicos diante do Atlético-MG, com duas vitórias, dois empates sem gols e uma derrota. Pelo Corinthians, o arqueiro, hoje aos 38 anos, mediu forças contra o rival 25 vezes e venceu em oito ocasiões. Ao todo, foram 30 duelos, com dez triunfos, sete empates e 13 derrotas, um aproveitamento de 41,11%.
Depois de Cássio, Fagner é o segundo atleta do Cruzeiro que mais enfrentou o Atlético-MG, com 26 atuações. Pela Raposa, o defensor entrou em campo no empate por 0 a 0, no Mineirão, pela 9ª rodada do Brasileirão. No geral, incluindo partidas por Vasco e Corinthians, foram dez vitórias, cinco empates e 11 derrotas, um aproveitamento de 44,87%.
Quem fecha o top 3 é Gabigol. Em 23 jogos contra o Atlético-MG, por Cruzeiro, Flamengo e Santos, o atacante venceu nove, empatou três e perdeu 11. Decisivo na última final da Copa do Brasil, o artilheiro já balançou as redes oito vezes, o que faz do rival uma de suas principais vítimas na carreira. O aproveitamento total é de 46,37%.
Os que mais venceram
Ao lado de Cássio e Fagner, Fabrício Bruno é o jogador do Cruzeiro que mais venceu o Atlético-MG na carreira. O zagueiro, inclusive, saiu mais vitorioso do que perdedor diante do arquirrival.
Cria da Toca, ele enfrentou o adversário 21 vezes, com dez vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas. O aproveitamento individual – por Cruzeiro, Flamengo, Bragantino e Chapecoense – é de 58,73%.
Quem fecha o top 5
O quinto jogador do Cruzeiro que mais enfrentou o Atlético-MG também foi revelado na base celeste. Com 22 jogos, o volante Lucas Silva fecha o top 5 da lista. Ao todo, foram seis vitórias, oito empates e oito derrotas, incluindo 18 aparições pelo time cruzeirense e outras quatro pelo Grêmio.
Volante está invicto contra o Atlético-MG
Com um número de jogos bem menor em relação aos cinco primeiros da lista, o volante Walace nunca perdeu para o Atlético-MG. Por Cruzeiro e Grêmio, o meio-campista somou nove jogos, com seis vitórias e três empates. O aproveitamento de 77,77% ainda inclui o título da Copa do Brasil de 2016.
Clássico pelo Brasileirão
Após o empate amargo contra o Sport, o Cruzeiro se manteve na terceira colocação no Campeonato Brasileiro, com 52 pontos, três a menos que os líderes Palmeiras (1º) e Flamengo (2º). Agora, terá que vencer o clássico e “secar” paulistas e cariocas diante do Bragantino e do Botafogo, respectivamente.
O Atlético-MG, próximo adversário, venceu o Sport, na última quarta-feira (8), e ganhou duas posições na tabela. Os comandados de Jorge Sampaoli estão na 14ª posição, com 32 pontos.

