Joia da base do Cruzeiro, o meia Vitinho teve participação importante no acesso do Náutico à Série B do Campeonato Brasileiro. Titular nos últimos três jogos da equipe na Terceira Divisão Nacional, o cria da Toca ganhou minutos na reta final da temporada e esteve em campo nesse sábado (11), na vitória por 2 a 1 sobre o Brusque, nos Aflitos, em Recife, no Pernambuco.
Sem minutos na Raposa, o jovem de 21 anos acumula o seu segundo empréstimo somente neste ano. No começo da temporada, o jogador foi cedido ao Goiás para a disputa da Série B. Com um início promissor, após 19 jogos com a camisa esmeraldina, três gols e uma assistência, Vitinho perdeu espaço depois da saída de Vagner Mancini e deixou o clube no fim de agosto.
Pouco tempo depois, o meia foi anunciado como reforço do Náutico para a reta final da Série C. Faltando apenas cinco partidas para o fim do campeonato, Vitinho conquistou a confiança do técnico Hélio dos Anjos e foi titular nos últimos três jogos da equipe na competição. Além disso, entrou na segunda etapa na derrota por 2 a 0 para o Guarani.
+ Leia também: Ex-Cruzeiro expõe sentimento após jogar ‘de azul’ pela primeira vez no Mineirão
Mesmo sem contribuir com gols e assistências, Vitinho fez jogos consistentes e ajudou o Náutico a chegar na Série B depois de três temporadas. A equipe pernambucana foi rebaixada em 2022, mesmo ano do acesso do Cruzeiro, e não conseguiu retornar nas edições seguintes. Após o jogo, os torcedores invadiram o gramado dos Aflitos para comemorar com os jogadores.
Vitinho pelo Cruzeiro
Antes de ser emprestado, Vitinho só atuou uma vez pelo Cruzeiro em 2025. Ele participou da vitória por 1 a 0 sobre o Tombense, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
Revelado nas categorias de base da Ponte Preta, Vitinho chegou ao Cruzeiro em 2023 para a equipe sub-20.
Com o técnico Fernando Seabra na base, o meia também chegou a atuar como lateral-esquerdo, especialmente na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024. O Cruzeiro, inclusive, foi o vice-campeão daquela edição.
Já no time principal, Vitinho foi promovido também por Fernando Seabra e ganhou as primeiras oportunidades. Ao todo, ele somou 25 jogos pelo Cruzeiro, com um gol e uma assistência.
Vitinho tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2027.

