O Cruzeiro tem se destacado nas convocações para a Seleção Brasileira, e um ponto curioso chama a atenção: do sub-15 ao profissional, incluindo o futebol feminino, o clube teve ao menos um atleta de defesa chamado recentemente.
+ Leia mais: ‘Paredão’ do Cruzeiro, Cássio se destaca em estatísticas do Brasileiro; veja números
No profissional masculino, o zagueiro Fabrício Bruno foi convocado pela segunda vez neste ano pelo técnico Carlo Ancelotti. O defensor está à disposição do treinador italiano nesta Data Fifa para a disputa de amistosos preparatórios para a Copa do Mundo.
Devido ao calendário apertado do futebol brasileiro e às partidas acontecerem na Ásia, Ancelotti poupou jogadores que atuam no Brasil. Fabrício Bruno foi o único jogador de linha do futebol brasileiro convocado, o que mostra o prestígio do defensor com o treinador, que chegou a elogiá-lo publicamente no anúncio da lista.
Categorias de base
Na categoria sub-20, o Cruzeiro teve quatro representantes na última edição da Copa do Mundo da categoria. Entre eles, o zagueiro Bruno Alves, titular absoluto da equipe. Apesar da eliminação precoce do Brasil na fase de grupos, o defensor celeste teve atuações sólidas e reforçou seu status como promessa.
No sub-17, o nome que tem sido chamado é o zagueiro Vitor Hugo, primo do também zagueiro Éder Militão, do Real Madrid. Considerado um dos destaques das categorias de base, ele é visto como uma das joias defensivas da nova geração.
Outro nome importante da categoria é o lateral-esquerdo Kauã Prates, que já foi convocado pela Seleção Brasileira. Na última lista, porém, após solicitação do Cruzeiro, a CBF retirou o nome do jogador, priorizando seu uso em compromissos do clube.
No sub-15, quem vem sendo chamado com frequência é o lateral-direito Henrique Lemos, filho de Fagner. O jovem, que atua na mesma posição do pai, é polivalente e também pode jogar no meio-campo.

Na última competição com a Seleção, Henrique foi campeão da Liga Evolución, vestindo a camisa 2.
Cabulosas
No futebol feminino, a boa fase também se reflete em convocações. Nesta quinta-feira (9), o técnico Arthur Elias chamou duas zagueiras do Cruzeiro: Isa Haas e Vitória Calhau. Ambas já haviam recebido oportunidades na Seleção anteriormente.
Haas, inclusive, foi campeã da Copa América com o Brasil neste ano, consolidando seu nome entre as principais defensoras do país.


