Contratado em julho do ano passado com a expectativa de se tornar titular absoluto, Walace ainda não conseguiu emplacar com a camisa do Cruzeiro. Criticado pela torcida, o volante perdeu espaço com o técnico Leonardo Jardim e só atuou por um total de 90 minutos nos últimos quatro meses.
Na temporada, Walace disputou 18 partidas pelo Cruzeiro: oito jogos no Campeonato Brasileiro, cinco jogos na Copa Sul-Americana, três no Campeonato Mineiro e dois na Copa do Brasil. Em 2024, mesmo tendo chegado na metade do ano, o meio-campista, de 30 anos, esteve em campo em 17 ocasiões.
Após a pausa no calendário brasileiro para a Copa do Mundo de Clubes, Walace só entrou em campo quatro vezes pelo Cruzeiro.
De acordo com o site OGol, especializado em estatísticas de futebol, o volante jogou sete minutos na goleada contra o Grêmio, oito minutos na goleada sobre o Juventude e 71 minutos no empate diante do Mirassol, pelas rodadas 13, 15 e 20 da Série A. Depois, ele entrou em campo por quatro minutos na segunda vitória contra o Atlético-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
No duelo com o Mirassol, no interior de São Paulo, Walace foi titular do Cruzeiro pela nona vez na temporada. Naquele dia, em 18 de agosto, o argentino Lucas Romero estava suspenso e, por isso, foi substituído pelo camisa 5 na partida.
Desempenho e média de minutos
Com Walace em campo, o Cruzeiro já somou dez vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 2025, um aproveitamento de 62,96%.
Ao todo, o volante já entrou em campo por 775 minutos em 2025, uma média de 43 minutos por jogo.
Reforço passou na fila?
No último domingo (5), no empate do Cruzeiro contra o Sport, no Mineirão, Walace parece ter visto o jovem Ryan Guilherme, de 22 anos, contratado na mais recente janela, ter passado à frente na “fila” com Jardim.
Além da titularidade absoluta de Lucas Silva, Lucas Romero e Christian, Matheus Henrique (agora lesionado) e Eduardo têm sido as principais opções do técnico português no meio-campo do Cruzeiro.
Diante do Sport, depois de ter usado todos eles, com exceção do suspenso Romero, Jardim promoveu a estreia de Ryan Guilherme. Em meio à exposição do sistema defensivo para tentar buscar a virada, o camisa 20 deixou boas impressões e agradou aos torcedores no primeiro jogo pelo Cruzeiro.

