Após o empate, em 1 a 1, diante do Sport, na noite deste domingo (5), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Leonardo Jardim revelou o que faltou para o Cruzeiro conseguir a vitória no Mineirão, em Belo Horizonte. O português apontou o pouco tempo de recuperação do time como o principal fator.
Em entrevista coletiva depois do jogo, o treinador também destacou a falta de eficácia do time. Durante toda a partida, apesar do domínio na posse de bola (62% a 38%) e as 27 finalizações, sendo apenas sete delas em direção ao gol, o Cruzeiro não conseguiu o segundo gol e ficou na igualdade com o lanterna do Brasileiro.
“A primeira parte tivemos o controle do jogo, tivemos várias ações para finalizar e não conseguimos. Não tivemos eficácia e acabamos por sofrer um gol num erro defensivo que não é nosso habitual. Uma bola nas nossas costas e o adversário saiu do intervalo vencendo. No segundo tempo tivemos que nos impor mais em termos ofensivos. Perdemos um pouco o controle do jogo. Ficou um jogo mais passivo, de ação e reação”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
“Eu já disse para vocês que nessa altura da temporada, são poucos dias de recuperação. Hoje trocamos muitos jogadores. Não consigo entender, novamente nós jogamos com só dois dias de recuperação. Aí no próximo jogo, teremos 10 dias. Acho que poderíamos organizar isso melhor. Como já disse, os jogadores que entraram estavam num ritmo diferente, alguns cansados. O Christian que tava com uma fadiga muito grande em termos musculares. Por isso ele estava cotado para entrar na segunda parte. Com o problema do Matheus Henrique, ele teve que entrar. O Lucas Silva também estava com fadiga e não conseguimos vencer, pela postura que apresentamos nos jogos, não conseguimos repetir”, destacou Jardim.
Desfalque de titulares
Para o duelo da 27ª rodada, Leonardo Jardim revelou a falta que fez os titulares suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O zagueiro Fabrício Bruno, o volante Lucas Romero e o atacante Kaio Jorge receberam a punição no jogo contra o Flamengo, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Junto a eles, o lateral-direito William foi expulso na segunda etapa e também desfalcou a equipe neste domingo (5)
Além dos três titulares, Jardim não teve Wanderson à disposição para o jogo contra o Sport. O jogador já havia ficado de fora da partida contra os cariocas e não treinou com o grupo durante a semana devido a uma lombalgia. O técnico português lembrou também de Matheus Henrique. O volante deixou o gramado depois de uma pancada na costela no primeiros minutos da primeira etapa.
+ Leia também: Gabigol ressalta superioridade do Cruzeiro, mas destaca falta de efetividade: ‘Faltou capricho’
“Com certeza que o jogo contra o Flamengo teve um impacto nesse jogo. Tivemos jogadores suspensos. Aos 10 minutos, tivemos mais um jogador que teve que sair (Matheus Henrique). Com certeza, só quem não está por dentro do futebol pode pensar que não tem influência, mas tem influência”, revelou.
Leonardo Jardim também relacionou o resultado ruim do Cruzeiro com o do Flamengo. A equipe carioca perdeu para o Bahia, na tarde deste domingo (5), na Fonte Nova, em Salvador, na Bahia, e perdeu a liderança do campeonato para o Palmeiras.
“Não é por acaso que o Flamengo não conseguiu um bom resultado nessa rodada também. O jogo teve um impacto muito forte e dois dias depois temos que recuperar. Não é fácil. Não é falta de qualidade, é falta de ritmo, são jogadores que tem jogado menos e que também não conseguiram se impor ao nível dos jogadores que normalmente jogam”, completou.
Tabela do Brasileiro
Depois do empate no Mineirão, o Cruzeiro segue na 3ª colocação na tabela, 52 pontos. Á frente, o Flamengo, com a derrota para o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador, caiu para a segunda colocação, com 55.
Quem se consolidou na liderança foi o Palmeiras. Em um jogo recheado de polêmicas envolvendo a arbitragem, o time comandado por Abel Ferreira virou sobre o São Paulo e chegou aos 55 pontos, superando os cariocas no número de vitórias: 17 a 16.
Vale lembrar que ambas as equipes ainda precisam cumprir jogos adiados devido a disputa do Mundial do Clubes. Enquanto o clube carioca cumprirá uma partida atrasada, o Palmeiras terá dois duelos a fazer.
Próximos jogos
Em um mês de jogos decisivos, o Cruzeiro terá mais três desafios até o fim de outubro. O time celeste terá um período de descanso devido à Data Fifa. Somente na próxima quarta-feira (15), os comandados de Jardim retornarão à rotina de jogos.
O primeiro desafio será um clássico. A Raposa enfrenta o Atlético-MG, na Arena, em Belo Horizonte. Em seguida, recebe o Fortaleza no Mineirão, e, posteriormente, viaja até São Paulo para um confronto direto na parte de cima da tabela: o Palmeiras, no Allianz Parque.
- Atlético-MG x Cruzeiro (Arena) – 15/10, quarta-feira, às 21h30, pela 28ª rodada do Brasileiro
- Cruzeiro x Fortaleza (Mineirão) – 18/10, sábado, às 21h, pela 29ª rodada do Brasileiro
- Palmeiras x Cruzeiro (Allianz Parque), 26/10, domingo, às 20h30, pela 30ª rodada do Brasileiro

