publicidade

Jornalistas de Portugal traçam perfil de Leonardo Jardim, próximo do Cruzeiro

Central da Toca conversou com jornalistas que acompanharam o trabalho de Leonardo Jardim em Portugal; técnico está próximo do Cruzeiro

publicidade

Jornalistas de Portugal traçaram, a pedido do Central da Toca, o perfil do técnico Leonardo Jardim, que está em negociação avançada para ser o novo técnico do Cruzeiro. Os profissionais de imprensa foram unânimes ao destacar a qualidade do treinador de 50 anos, que prioriza uma equipe com posse de bola e estilo ofensivo. Além disso, citaram a boa relação do português com os atletas dentro e fora de campo.

De acordo com Pedro Cadima, ex-jornal A Bola e atualmente em O Jogo, Jardim é um profissional muito metódico. Ele gosta que os seus comandados cumpram todos os processos para que tenham sucesso esportivo rápido.

“O Jardim é um técnico muito metódico, de disciplina e valores de grupo. Em Portugal, conseguiu sempre bons trabalhos desde que decidiu abandonar a Ilha da Madeira e foi progredindo rápido, destacando-se em clubes como Chaves e Beira-Mar. Abriu a porta do Braga, no qual também comprovou estar preparado para bons voos, fruto de uma liderança sempre muito marcada, de impor condutas aos jogadores sem grande esforço”, iniciou.

Cadima também afirmou que Jardim é muito estudioso e sempre se atualiza para encaixar nas características de cada país que passa.

“Taticamente rígido e estudioso. É um treinador de método, organização e que gosta de dar liberdade a jogadores criativamente mais explosivos”

Pedro Cadima sobre Leonardo Jardim

Pelo relato de Paulo Reis, do Jornal Record, Jardim é um técnico que se destaca em seus trabalhos pela solidez do meio-campo. Uma de suas maiores virtudes é não ter medo de arriscar.

“O Leonardo é um treinador que faz da solidez do seu meio-campo a sua maior arma. É um treinador que não deixa nada por dizer e aponta os erros logo na hora. Em termos táticos, faz grande leitura de jogo e é um treinador que gosta de arriscar. O meio-campo é sempre o que mais se destaca nas suas equipes”, disse.

“Tem bom caráter. No início, parece fechado, mas tem trato fácil e costuma ser de bom relacionamento com os jornalistas”.

Paulo Reis sobre Leonardo Jardim

Gestão de carreira

Depois de se destacar no futebol português, Leonardo Jardim conseguiu mercado na França. O técnico ficou seis temporadas à frente do Monaco e conseguiu o título nacional (2016/2017), desbancando o poderoso PSG, que havia vencido as quatro edições anteriores.

“O Monaco foi a sua maior obra pelos resultados, estabilidade de vários anos. Ele lançou diversos jogadores e construiu uma equipe muito forte. Foi campeão francês com muitos portugueses no elenco, como João Moutinho e Bernardo Silva, e revelou Mbappé”, analisou Cadima.

As decisões profissionais de Jardim após a passagem pelo Monaco foram focadas na parte financeira. Ele passou por Al-Hilal, da Arábia Saudita, Ah Ahli, dos Emirados Árabes, Al-Rayan, do Catar. Atualmente, ele está no Al Ain, também dos Emirados.

“A partir daí, ficou mais focado no folego financeiro e tem treinado também com sucesso nos mercados árabes”, finalizou.

Comportamento fora de campo

Segundo Paulo Pinto, do A Bola, Leonardo Jardim tem um comportamento exemplar fora de campo. O jornalista português afirmou que o técnico é muito caseiro e não se envolve em polêmicas. No tempo livre, se diverte com pescaria e cuidando de sua safra de vinhos próprios.

“Ele é boa gente. Tem uma produção de vinho próprio, gosta de pescar e tem residência em Monaco e na Madeira. É muito caseiro e vive no mundo dele”

Paulo Pinto sobre Leonardo Jardim

Paulo finalizou a análise dizendo que Jardim sabe dividir bem os momentos. Ele é duro com os jogadores quando precisa cobrar por algo não cumprido dentro de campo. No entanto, defende os jogadores fora dele.

Esse tipo de situação ocorreu entre Jardim e um atleta que hoje defende o Cruzeiro. Em 16 de dezembro de 2021, o técnico teve um leve atrito com Matheus Pereira na derrota do Al-Hilal por 2 a 0 para o Al-Nassr.

Na oportunidade, o meio-campista não gostou de ser substituído e ficou na bronca com o comandante. A situação não passou disso, já que Jardim se entendeu com Matheus Pereira logo depois.

+ Leia mais: Torcida do Cruzeiro ‘invade’ redes sociais de Leonardo Jardim

Posteriormente, o brasileiro assumiu o erro e retomou a confiança de Jardim, sendo titular absoluto da equipe. Juntos, foram campeões da Champions da Ásia e da Supertaça da Arábia Saudita, em 2021, e do Campeonato Saudita na temporada 2021/2022

As negociações entre Jardim e Cruzeiro

Conforme apuração do Central da Toca, as negociações entre as partes se intensificaram nesta semana. Ele é o único alvo da Raposa, neste momento, para assumir o comando técnico do clube após a demissão de Fernando Diniz.

Leonardo Jardim entende que poderá conseguir uma liberação imediata do Al Ain. O time dos Emirados está disposto a atender ao pedido do português. Para isso, no entanto, o treinador poderá comandar a equipe por mais um jogo.

Em 3 de fevereiro, o Al Ain recebe, como mandante, o Al Rayyan, do Catar – ex-clube de Jardim -, em duelo válido pela Champions League da Ásia. A partida está marcada para as 11h (de Brasília).

Inicialmente, Cruzeiro e Leonardo Jardim avaliam um contrato por duas temporadas. Contudo, a expectativa é de que esse período possa ser ampliado por meio de uma opção, já prevista no vínculo que seria assinado neste momento. As negociações sobre esse tema ainda não estão concluídas.

Quem é Leonardo Jardim?

Nascido em Barcelona, na Venezuela, filhos de pais portugueses, Jardim se mudou para a Ilha da Madeira, em Portugal, ainda jovem. Começou a carreira naquele país, onde comandou Camacha, Chaves, Beira-Mar e Braga. Depois, foi para a Grécia, país em que treinou o tradicional Olympiacos.

Jardim ainda retornou para Portugal para comandar o Sporting antes de partir para o que seria seu trabalho mais longo e sólido. No Monaco, da França, foram seis temporadas e um título nacional, em 2016/17, desbancando o poderoso PSG, que havia vencido as quatro edições anteriores.

Da França, Jardim foi para o Al Hilal, da Arábia Saudita, onde pediu a contratação de Matheus Pereira, hoje no Cruzeiro. O treinador português ainda comandou o Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Al-Rayyan, do Catar, antes de chegar ao Al Ain.

Desde que chegou ao seu clube atual, há cerca de dois meses, Jardim disputou 14 jogos e venceu cinco.

Siga o Central nas redes
Luiz Henrique Campos
Luiz Henrique Campos é repórter do Central da Toca. Realizou também a cobertura do Cruzeiro em Estado de Minas, Superesportes e No Ataque por quatro anos.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Fagner reage ao desempenho do Cruzeiro em vitória sobre o América-MG

Em meio à forte chuva que castigou o gramado do Mineirão, o Cruzeiro venceu o América-MG por 2 a 1 pela sétima rodada do Campeonato Mineiro

Time feminino do Cruzeiro mandará jogos na Arena do Jacaré; diretora explica decisão

Cruzeiro escolheu estádio em Sete Lagoas para sediar partidas das Cabulosas em 2026; saiba detalhes

Gerente de futebol feminino do Cruzeiro revela metas para Cabulosas em 2026

Luiza Parreiras projetou disputa das quatro competições na temporada, incluindo a inédita participação na Libertadores

Diretor do Cruzeiro abre o jogo sobre negociações envolvendo Kaiki e Kauã Prates

Bruno Spindel, executivo de futebol do Cruzeiro, fez um pronunciamento sobre as transações com o Como-ITA e o Borussia Dortmund-ALE