Mirando o topo da tabela, o Cruzeiro visita o Sport neste domingo (5), às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com 51 pontos, o time celeste está a apenas quatro do líder Flamengo e precisa da vitória para seguir na briga pelo título da competição. Vale lembrar que a equipe carioca tem um jogo a menos que a Raposa.
Em alta no mês de setembro, o Cruzeiro vinha de seis vitórias consecutivas na temporada, até ser parado pelo Vasco, na derrota por 2 a 0, na rodada passada, em São Januário, e o empate diante do Flamengo, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Agora, diante do Sport, lanterna do Brasileirão, o time celeste, que possui a segunda melhor campanha como mandante, busca somar mais três pontos no torneio. No Mineirão, a equipe comandada por Leonardo Jardim conquistou 31 pontos em 13 jogos: são 10 vitórias, um empate e duas derrotas.
Já o Sport, tem a quarta pior campanha como visitante no Brasileiro. Em 12 partidas no campeonato, o time pernambucano soma uma vitória, três empates e oito derrotas, com aproveitamento de 16,6%.
Domínio histórico
Além dos três pontos fundamentais na luta por uma classificação à Copa Libertadores de 2026, o time celeste terá mais um motivador: ampliar o domínio histórico como mandante diante dos pernambucanos.
Na história, as duas equipes mediram forças em 18 oportunidades, entre Brasileirão Série A, Série B e o Torneio Heleno Nunes de 1984. São 15 vitórias do Cruzeiro, um empate e duas derrotas. Nesse período, o time celeste marcou 38 gols e sofreu apenas oito. Além disso, antes da última derrota sofrida em casa, em 2016, a Raposa não perdia desde 1978 como mandante, ou seja, há 38 anos.
Cruzeiro x Sport: palpites
Sem Kaio Jorge, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o Cruzeiro deve ir a campo com o atacante Gabigol entre os titulares. Vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, o camisa 9 marcou 12 vezes na temporada, sendo 10 desses gols quando foi titular.
Com o técnico Leonardo Jardim, o atacante perdeu espaço entre os titulares, mas ganhou uma nova função: 12º jogador. Na temporada, Gabigol foi titular em 18 jogos, entre Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil. Sendo assim, o camisa 9 tem uma média de um gol a cada dois jogos quando está entre os 11 iniciais.
Diante do lanterna da competição, a aposta da vez é que Gabigol marque a qualquer momento no duelo deste domingo (5).
Quer fazer um palpite para este jogo? Acesse KTO.bet.br. Jogue com responsabilidade. Apostas são permitidas apenas para maiores de 18 anos.
Cruzeiro x Sport: onde assistir
- TV fechada: SporTV
Pay-per-view: Premiere - YouTube: A Samuca TV transmite a partida em áudio, com narração de Alberto Rodrigues, diretamente do Mineirão, em Belo Horizonte. Do estádio, Samuel Venâncio atualiza as últimas informações. O pré-jogo começa às 18h30, com ancoragem de Thiago Valu e comentários de Amanda Buru e Fabrício
Quem pode jogar e desfalques
Cruzeiro
O Cruzeiro terá cinco desfalques importantes para o confronto no Mineirão. O atacante Wanderson, devido a uma lombalgia, não treinou com o grupo durante a preparação e está fora da partida contra o Sport.
Por outro lado, o zagueiro Jonathan Jesus e o atacante Bolasie, que também não atuaram diante do Flamengo, ambos por dores no joelho direito, treinaram normalmente e ficam à disposição do técnico Leonardo Jardim.
Pendurados, o zagueiro Fabricio Bruno, o volante Lucas Romero e o atacante Kaio Jorge receberam o terceiro cartão amarelo no empate por 0 a 0 diante do Flamengo, no Maracanã, nesta quinta-feira (2), e terão que cumprir suspensão automática.
Além do trio titular, o lateral-direito William também está fora, após ser expulso contra os cariocas ao levar dois cartões amarelos.
Sport
Sob o comando de Daniel Paulista, o Leão não contou com a presença do meia Lucas Lima. Por causa de um desgaste físico, o camisa 10 não foi a campo nesta sexta (3), mas treinou nesse sábado (4) e deve ser opção no Gigante da Pampulha.
Na última quarta (1º), Lucas Lima iniciou o jogo contra o Fluminense, na Ilha do Retiro, em Recife, no banco de reservas. Foi a primeira vez que o meia não começou uma partida do Brasileirão desde a 5ª rodada. Ao ser acionado na etapa final, ele anotou o gol de empate, por 2 a 2.
Se Lucas Lima não preocupa a comissão técnica do Sport, a situação é diferente em relação ao lateral-direito Aderlan. Com desconforto muscular na coxa esquerda, o defensor fez trabalhos separadamente do elenco nesta sexta (4).
Sem Matheus Alexandre, suspenso por três cartões amarelos, Daniel Paulista pode improvisar o lateral-esquerdo Igor Cariús na direita.
Em contrapartida, o treinador contará com o retorno do atacante Derik. Após cumprir suspensão na última rodada, diante do Fluminense, o jogador volta a ficar à disposição e deve reassumir a vaga de Ignacio Ramírez.
Cruzeiro x Sport: ficha técnica
Cruzeiro
Cássio; Kauã Moraes, Jonathan Jesus, Villalba e Kaiki; Lucas Silva, Eduardo (Matheus Henrique) e Christian; Matheus Henrique (Arroyo/Sinisterra), Matheus Pereira e Gabigol. Técnico: Leonardo Jardim.
Sport
Gabriel; Igor Cariús (Aderlan); Rafael Thyere, Ramon Menezes e Luan Cândido; Rivera, Zé Lucas e Hyoran; Lucas Lima, Matheusinho e Derik.
- Motivo: 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 5 de outubro de 2025 (domingo), às 20h30 (de Brasília)
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
- Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
- VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)

