Na última quarta-feira (1º), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças importantes no calendário do futebol brasileiro, que já passam a valer a partir de 2025.
+ Leia mais: Jardim elogia postura do Cruzeiro contra Flamengo e faz pedido à torcida no Brasileiro
Em entrevista coletiva nessa quinta-feira (2), após o empate sem gols diante do Flamengo, no Maracanã, o técnico Leonardo Jardim comentou sobre as alterações e destacou que considera positivas, principalmente no que se refere às novas datas do Campeonato Brasileiro.
Na tentativa de minimizar o calendário apertado, a CBF decidiu antecipar o início da Série A. A competição terá início em 28 de janeiro, já com os estaduais em andamento, e será encerrada em 2 de dezembro.
“O futebol no Brasil está se adaptando àquilo que é a realidade em todos os campeonatos do mundo, da Europa, da Ásia, que é ter um campeonato de Série A, de primeira divisão, que seja ao longo do ano. Acho que essa adaptação é uma adaptação boa, porque teremos um campeonato que começa em janeiro e acaba em dezembro, como em todos os países, que começa em agosto e acaba em maio. É importante”, disse Leonardo Jardim.
Alerta com os estaduais
Apesar de aprovar as mudanças, o treinador fez um alerta em relação aos estaduais. A CBF reduziu o limite de datas dessas competições: em 2025, passarão a ter, no máximo, 11 rodadas, contra até 16 que alguns torneios contavam. A previsão é que os estaduais sejam disputados entre 11 de janeiro e 8 de março.
A preocupação de Jardim está ligada ao calendário atual. O Cruzeiro é semifinalista da Copa do Brasil, competição que terá sua fase final disputada em dezembro. A previsão é que as semifinais diante do Corinthians ocorram nos dias 10 e 14, enquanto as finais, caso o time celeste avance, estão marcadas para 17 e 21 do mesmo mês.
Com isso, o clube teria pouco tempo para organizar férias e pré-temporada.
“Os estaduais vão ser jogados no meio da semana. No primeiro período, vai ser difícil. As equipes que estão nas semifinais da Copa do Brasil têm que dar férias e depois voltar para treinar e começar no dia 11. Já estamos pensando em algumas ideias para que a gente possa jogar o estadual, mas sem prejudicar o planejamento da temporada, principalmente nas condições das competições da primeira divisão e, também, das internacionais. Espero que a gente esteja presente também”, finalizou.

